segunda-feira, 17 de abril de 2017

A Páscoa na Igreja Ortodoxa (Paskha)


No final de maio de 2015, estava na Romênia com minha amiga em um domingo de ramos. Foi a minha primeira vez dentro de uma igreja ortodoxa. Presenciei uma parte da missa de ramos no país. E por coincidência do destino, esse ano, a Páscoa Ortodoxa bateu com a Páscoa Católica.

Calendário
A Páscoa católica tem a ver com o equinócio de primavera no hemisfério norte. Ela deve ser celebrada no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio no calendário gregoriano. No entanto, o equinócio católico não é o da observação astronômica, mas o do calendário, 21 de março.
Na páscoa ortodoxa, o calendário usado é o juliano.

Um calendário com os dias santos da Igreja Ortodoxa, está disponível no site da Arquidiocese de Buenos Aires.

O cálculo do dia da páscoa tem até nome próprio em latim, Computus. A quaresma também existe na fé ortodoxa, e a maior parte das pessoas não come carne ou derivados, ou bebe álcool durante esse período.

Na esfera doméstica, o domingo de Páscoa tem ovos tingidos de vermelho, um pão parecido com panetone, e um queijo feito de uma espécie de ricota com açúcar, manteiga, e  damasco e uvas secas  chamado "Páscoa".

Ovos tingidos de vermelho, pão, e o  queijo chamado Pashka
As igrejas ortodoxas não tem estátuas ou imagens, apenas pinturas. Mulheres devem cobrir as cabeças para entrarem em um igreja ortodoxa. Leve sempre um lenço ou cachecol. Todas as igrejas de Moscou tem visitação gratuita. Algumas viraram museu, como a de São Basílio na Praça Vermelha, e aí deve-se pagar.

Painel eclesiástico, na Igreja de São Basílio (Praça Vermelha, Moscou).
Na sexta-feira santa acompanhei uma missa. Entre as peculiaridades, não há cadeiras ou bancos para se sentar. Todos ficam de pé. Todas as mulheres portavam saias ou vestidos longos, e não calças.  O sinal da cruz cruza primeiro do lado direito e não o esquerdo, e inclina-se para a frente ao terminar.

Todas as velas usadas nas igrejas são feitas de cera de abelha. Você pode comprar por 10 rublos. Mas na Páscoa, elas são tingidas de vermelho, e só podem ser comprada mediante a apresentação de um papel. Estive na igreja ontem, tentei entender o procedimento, mas não rolou. Imagino que deva-se escrever o nome de pra quem irá acender a vela, ou seus pecados que você quer perdoar.

Acabei descobrindo que as cores das velas na igreja ortodoxa é bastante importante (mais informações, aqui).
Velas acessas em igreja ortodoxa russa

A Igreja de São Basílio é linda por fora, e histórica por dentro. Eu sugiro aos interessados no tema, a visitarem as igrejas "de verdade" onde há missas e outras cerimônias acontecendo. Há uma na Praça Vermelha, próxima a Museu Histórico Nacional.

Igreja de São Basílio, vista de fora.



Capela ao lado da Catedral de Jesus Cristo Salvador

Um comentário: