segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hospedagem - o Bed & Breakfast

Dentro das opções de hospedagem em uma viagem, é o Bed&Breakfast.
Em tradução literal, significa Cama e Café da Manhã.

O conceito básico é de pessoas, que separam um ou mais cômodos da casa, e o alugam para pessoas e/ou casais procurando por uma hospedagem simples, porém acolhedora.
Em geral, fornecem roupa de cama e banho limpas. Na maior parte das vezes trata-se de suítes, mas é também comum que o banheiro seja compartilhado.

A maior parte dos B&B (sigla para o Bed and Breakfast) é para reserva de curto prazo, de um dia a uma semana, mas é também possível reservar por mais tempo.

No processo de busca, é possível selecionar os critérios mínimos para hospedagem, como preço, serviços (internet, máquina de lavar, cozinha disponível, calefação, estacionamento, dentre outros).

O ideal, é reservar antes de chegar.Abaixo, algumas páginas para fazer as reservas, com diferentes perfis de alojamento.

Internacional
Air BNB

A minha opção recomendada (além de ser em geral, a mais econômica). O site conta com versão em língua portuguesa.


Da janela do meu quarto, em Piacenza, onde passei 6 semanas pelo AirBNB
Diferente da maioria das outras redes, no Air BNB, mais do que um negócio, a pessoas anunciam seus espaços extras na casa (como uma vaga em república, para dividir gastos), e em alguns casos o apartamento inteiro. Esta segunda opção é pra quem teve que viajar por razões pessoais ou profissionais. Há pessoas que também alugam um segundo imóvel (casa de veraneio), para os terceiros, quando não a estão usando. Nesta opção, o café da manhã nem sempre está disponível.



O site cobra uma taxa administrativa, mas para o hóspede, garante reembolso da sua reserva nas primeiras 24 horas da reserva (caso o prometido pelo anfitrião não seja cumprido) e para o anfitrião, há um seguro no caso de algum hóspede quebrar ou roubar algo.

Como sempre, leia bem o perfil, converse com o host/anfitrião, tenha clareza do que está contratando, do que será oferecido, dos hábitos do anfitrião, etc. Se estiver procurando algo mais acolhedor, verifique se o proprietário realmente vive na casa. Em especial nas cidades mais turísticas, B&B é só mais um negócio, uma espécie hostel que paga menos imposto e precisa de menos serviços. Alguns amigos meus dividiram um apartamento com mais 3 casais de turista durante uma semana em Barcelona. Pode ser bom, mas tudo depende do que você está buscando.


França
Bed&Break
Neste site, pode-se escolher além de preço ou outras facilidades, os tipos de acomodação: em castelo, rotas de vinho, lugares pouco habitados,

B&B na França também podem ser chamados de Chambre d'Hôte.

Suíça
Tente o site - bnb.ch

Itália
O sistema é regulado por leis. A maior parte dos anfitriões é obrigada a registrar os hóspedes como em um hotel.
O site do Air BNB funciona muito bem por lá.

No Brasil
Cama&Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário