quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Como tirar o visto D para a Áustria

O visto D é um visto que permite a permanência na Áustria por um período de 3 a 6 meses. Ele deve obrigatoriamente ser tirado na Embaixada da Áustria no Brasil, em Brasília.

Depois de ter toda a documentação organizada, basta enviar um e-mail para a Embaixada, pedindo uma data para agendamento. Em geral, indo à Embaixada de manhã o visto está pronto no fim do dia, mas eles sugerem ficar pelo menos 2 dias em Brasília para evitar problemas.

E-mail da Embaixada em Brasília: brasilia-ob@bmeia.gv.at

Quais as condições para se tirar o visto D?

  • Estudo em escola ou universidade
  • Estudo de alemão
  • Viagens de negócios/treinamentos
  • Visitas particulares
Vale ressaltar que para todas essas situações, deve-se poder comprovar duração superior aos 3 meses. Se não, o visto de turista seria suficiente.


Documentos/requerimentos para tirar o visto D
(tudo que você precisa levar no dia da sua entrevista em Brasília)

1 - Comprovar a razão da viagem

  • Se visita familiar: carta convite
  • Se estudo de alemão: comprovante de inscrição no curso de alemão.


2 - Comprovar residência
- Você precisa apresentar o Medelzettel (comprovante de residência), um documento (RG ou passaporte) e uma carta, da pessoa que irá te hospedar na Áustria,

3 - Comprovar meios de subsistência (dinheiro)Você precisar comprovar ter condições financeiras de viver no período do seu visto na Áustria sem trabalhar.
O que eu apresentei:

  • Uma carta do meu pai, com os seus holerites e uma cópia do meu cartão de crédito ligado ao dele, dizendo que ele iria disponibilizar um valor x por mês (em português)
  • Print da minha conta bancária e do meu dinheiro disponível em conta corrente e poupança.
  • Carta do meu namorado, dizendo que não precisaria pagar nenhum custo de moradia durante o período (em alemão)
Possivelmente, não precisa disso tudo, mas eu preferi chegar com todas as justificativas possíveis para não ter problema.


4 - Apresentar passagem de ida e volta, e seguro de saúde cobrindo todo o período.
Você precisa levar a passagem comprada para as datas corretas de ida e volta, além do seguro saúde.

5 - O  Passaporte
Seu passaporte deverá ter uma validade mínima de 3 meses a partir da do fim do seu visto.

6 - Fotos padrão europeu
Eu tinha feito essa foto ainda aqui na Europa. Não sei onde fazer no Brasil. Aparentemente tem um local próximo a Embaixada em Brasília que faz, mas não tenho o endereço.

7 - O formulário de requerimento do visto
O formulário deve ser levado preenchido e assinado.
Ele está disponível para download aqui.


Em linhas gerais, é isso! Se alguém tiver mais informações, deixe nos comentários.

Importante: O visto D não permite trabalho.

Abaixo, a cópia das informações que eu recebi da Embaixada quando




Um comentário:

  1. Eu só consigo o visto se for em BRASILIA ? não consigo tirar aqui no Rio de janeiro ?
    Meu namorado pode se responsabilizar por minha estadia e gastos ?


    Por favor responda quandp possivel

    ResponderExcluir