Mas no fim, o câmbio favoreceu e a British Airways me trás de volta à Europa em julho.
(Para os desavisados, este post não quer tratar destes cruzeiros com piscinas, restaurantes 24 horas, baladas diárias, e sei lá mais o quê que muita gente acha interessante fazer. Eu não acho).
De qualquer maneira, descobri que existem redes para quem quiser se aventurar pelos portos. Há pequenas, médias e grandes embarcações que aceitam você viajar se você se tornar um tripulante (ou topar pagar para ser um "viajante", não turista como essas empresas costumam explicar). O problema é que para você ser um tripulante, também precisa ter algum tipo de conhecimento técnico na área. São raras as vezes em que serviços de camareira/arrumadeira são pedidos.
Há gente que também anuncia alguma vagas só para ter companhia na viagem. E aí como acompanhante, todas as interpretações são possíveis.
Freighter Travel
Freighter travel é o conceito para viajar em navio de carga, navio mesmo, destes de verdade que transportam as mercadorias pelo mundo.
O Seaplus organiza viagem de navio mesmo, destes grandes. Eles explicam a duração média das viagens, dentre quase todas as outras dicas que um viajante de navio (de grande porte) possa necessitar. Por exemplo, da Inglaterra para a América do Sul, uns 30 dias. Pelos preços aí anunciados, não valeria a pena.
Chequem também:
Cargo Ship Travel
Cruise People
Cross Ocean
Cargo Ship Voyages
Pathfinder
CMA - cabines luxuosas
Strand Travels
Se quiser ver um exemplo de viagem de Roterdam ao Porto de Santos, clique aqui.
Os preços de Freighter eu achei realmente muito caro! Na média, paga-se 100 dólares por dia no navio (com a alimentação e cabine incluídas).
Se alguém conhece outras redes ou caminhos para se viajar de navio, por favor, poste aqui.
A diversão pode estar, em partes, nisso de ir parando de porto em porto. Um dia, quem sabe, me animo.
Como tripulante
O site Find a Crew é uma rede de navegadores atrás de barcos ou tripulantes. Aqui, as mesmas regras usadas no couchsurfing se aplicam. Se prepare para achar um bando de rico e milionário, ou gente que abandonou tudo e comprou um barco para rodar o mundo.
O site é pago. Para que se inscrever e acessar as informações, é preciso pagar uma taxa de inscrição.
As posições para tripulantes são:
- Recreacional - Tripulante não qualificado, geralmente não trabalha mas ajuda nos gastos.
- Profissional - Tripulante com alguma experiência, pode ser pago.
- Comercial - Tripulante obrigatoriamente qualificado, sempre pago.
----
Essa coisa de navio me faz lembrar minha uma semana acampada em Los Roques, no caribe venezuelano no ano passado, e os iates que paravam na "beira" da praia. Lembro de tripulantes montando tendas homéricas na praia para os veranistas passearem. E dos tapetes persas na areia, com baldes de gelo e taças de champagne esperando os "turistas" na areia. No fim do dia, deixavam o lixo largado em um saco preto próximo à vegetação.
Mas descobri que também é possível tentar pegar carona com esses barcos para vir ou voltar de Los Roques desde lá Guaíra, no continente.
Mas deixemos isso pra outra prosa.
Realmente por US$100 fica difícil, mas achei louvável a curiosidade de ir atrás disso. Sempre quis fazer também...rs
ResponderExcluirolá, vc sabe alguma alternativa para ir do Brasil á Portugal de Navio que seja mais barata do que de avião?
ResponderExcluirAnah, infelizmente, o que eu sabia, está postado por aí.
ExcluirAcho que a possibilidade se quiser arriscar, é o Find a Crew
Carona de navio para Oceania, será que eu consigo...
ResponderExcluirWillian, se conseguir, compartilha aqui com a gente!
ExcluirTomara que dê certo!