No caso da carteira de motorista brasileira, não é necessário fazer uma prova teórica, mas uma prova prática. O problema é que na prova prática, podem ser cobrados conteúdos teóricos, então é importante se preparar para as pequenas diferenças no modo de dirigir, além da sinalização do trânsito. Por isso é recomendável estudar o código do trânsito daqui. Em muitas auto-escolas, é possível comprar um Scriptum (o livrinho com as regras).
Mas o melhor local pra estudar as placas é no Wikipedia do assunto em inglês. Estude, porque a sinalização de prioridade em ruas além de outros detalhes é bem diferente da do Brasil.
Ou você sabe o que é essa placa?
Sobre a migração em si, o caminho mais fácil para se informar é ir pessoalmente até uma auto-escola (Farhschule) e eles irão passar as informações necessárias. Mas de qualquer maneira, existe um caminho que deve ser feito pessoalmente por você.
Um deles, é providenciar todos os seguintes documentos e ir ao Verkehrsamt (SVA), algo equivalente ao nosso DETRAN:
- Tradução da carteira de motorista: Pode ser feita na hora por 18 euros na ÖAMTC. Os endereços de Viena estão disponíveis aqui.
- Exame médico: a lista dos médicos licenciados por distrito está disponível aqui. Costuma custar 35 euros.
- Formulário de requerimento (você retira e preenche diretamente no SVA.
- Documento para a prova prática, preenchido e assinado por uma auto-escola (este é oferecido pela auto-escola).
- Foto tamanho passaporte (a oficial de toda a Europa).
Precisa levar também, original e 2 cópias dos seguintes documentos:
- Passaporte
- Registro de residência (Meldezettel)
- Carteira de motorista
Sobre custos (estimados):
- Tradução: 18 euros
- Exame médico - 35 a 60 euros
- Auto escola (2 horas de aula + custos da burocracia): de 270 a 320 euros (paguei 309).
- Taxa da prova prática: 60 euros
- Impressão da carteira de motorista: 60 euros
Ainda não fiz a prova, não sei como são as aulas, nem passei pelo exame médico. Quando conseguir terminar isso tudo, atualizo o post.
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MINHA EXPERIÊNCIA
- Tradução na ÖAMTC - bem tranquilo, demora uns 30 minutos no total.
- Exame médico - Agendei por telefone, é parecido com o exame brasileiro: vista, mobilidade.
- Verkehrsamt - Leve as fotocópias antes. Lá custa bem caro (50 centavos por folha). Depois de entregar a papelada, demorou 2 meses pra obter a autorização para as aulas.
- Estudei a sinalização de trânsito nesse link aqui.
- Gastei mais uma aula prática (110,00 Euros) porque o dono da auto-escola foi bem sacana comigo. Ao invés de me treinar pra prova, só bateu papo, e no final da aula disse que eu precisava de no mínimo mais 4 aulas pra ter alguma chance de passar.
- As perguntas técnicas podem ser cabeludas. Mesmo eu tendo estudado os milímetros dos pneus de inverno e verão, além de outras especificidades técnicas, me esqueci de alguns detalhes. Estudar, estudar e estudar.
- Passei na prova (ufa!) e recebi uma carteira de motorista provisória (um papel) que me autoriza a dirigir na Áustria por um mês. A versão oficial deve chegar em alguns dias (depois de pagar os 120 euros dos custos da Polícia "DETRAN")
- Fiquei sem a minha carteira brasileira.
Comentários do Cesar Ozolins Manzione
ResponderExcluirSei que temos alguns posts aqui falando de como funciona trocar a CNH brasileira aqui na Áustria, mas acho que nunca li um texto compreensivo de como o teste ocorre. Como efetuei a troca de duas categorias (A e B ), achei melhor descrever como é o teste.
As outras informações que temos aqui já são bem úteis para iniciar o processo (ir à autoescola, depois às autoridades, etc) então não repetirei essa parte.
Após a autoescola receber o OK das autoridades já é possível marcar o teste prático (após feitas as aulas práticas – 1 para cada veículo).
O teste ocorre da seguinte forma (claro, há variações que dependem do instrutor, mas em geral devem seguir o mesmo procedimento):
CARRO – 3 manobras básicas devem ser feitas no local do teste – baliza, estacionamento perpendicular (como numa vaga de shopping) e inversão de sentido numa rua. Perguntas sobre o carro (fluidos, pressão de pneus, problema com bateria, etc.) podem ser feitas (no meu caso não foram).
Após passar no teste interno há 25 minutos de direção pelas ruas e rodovias. O examinador vai atrás e fica olhando pelo espelho suas reações, indicando se é pra virar à direita ou à esquerda (ficando quieto, sempre em frente). Há que saber as regras de direção austríacas (inclusive placas, já que há placas que não temos no Brasil – não entrada, área residencial, etc), e ele pode fazer perguntas sobre elas.
No meu caso o examinador, antes de iniciarmos o exame externo, perguntou 4 coisas: (i) quando ocorre uma emergência na estrada, o que deve ser feito (pisca alerta, estacionar em local seguro, colocar o colete de segurança, verificar a estrada para ver se pode sair com segurança e depois sair, colocando o triângulo); (ii) onde era o botão de desembaçar o vidro traseiro; (iii) como ligar o farol alto; (iv) como ligar e desligar a lanterna.
Após completo o teste, se aprovado, ele retém a carteira, dá o papel que permite dirigir por 4 semanas (até que a carteira chegue), e o pedido de transferência bancária para o pagamento da emissão da carteira.
MOTO – completamente diferente do que temos no Brasil. Primeiro o examinador faz perguntas sobre a moto em si (no meu caso foi para explicar todas os botões e controles dela, o que se consegue conferir no pneu - pressão - e o que pode ser checado na corrente - lubrificação e folga). No teste dentro da área de teste, há o slalom lento, seguido pelo 8. Até aqui tudo normal. Porém há testes de frenagem e controle que não temos no Brasil. No primeiro teste de frenagem você deve atingir 30Km/h e frear de forma segura dentro de um retângulo determinado por 4 cones (do tamanho da moto). O segundo teste você acelera, devendo passar pela marca delimitada a 50Km/h e frear com segurança na segunda marca mais à frente. O último teste de controle é acelerar a 50Km/h (como no segundo), mas ao invés de frear tem que desviar, à esquerda, de um obstáculo (cone). Outros testes como curva fechada saindo parado, podem ser pedidos, mas estes acima são obrigatórios.
Passando por essa parte, há também o teste em rua. Na rua o instrutor, pelo walkie talkie (fone de ouvido) dará as direções (se não falar nada, sempre em frente).
A dica que o pessoal normalmente coloca aqui (a regra que eles chamam de 3S) de olhar no espelho, no espelho externo e em cima do ombro também se aplica para o exame de moto. E isto deve ocorrer antes de ligar a seta e depois, quando for entrar.
As outras dicas, claro, serão dadas pela auto escola (eu recomendo a comprar o encarte que eles possuem com regras e placas em inglês, ajuda muito).
Por fim, aqui a carta de moto é dividida em AM, A1, A2 e A. No meu caso, pela idade eu já pude fazer o teste para a A (que comporta motos grandes). Mas dependendo da idade talvez seja possível só pegar as menores.
Espero que ajude.
vocês fizeram a prova proatica e teórica em alemão? ou em inglês?
ExcluirEu fiz a minha prova em alemão.
ExcluirQue luz esse Post! To doida pra andar por ai, mas vi que terei que estudar!!
ResponderExcluirMuito boas as informações!!! Vc teve que abrir mão da CHN brasileira ou ficou sem pois não renovou?
ResponderExcluirVocê tem que abrir mão da brasileira, mas acho que dá pra renovar ou pedir segunda via no Brasil. Não o fiz.
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