Transporte
Trem
A empresa de trem estatal é a OCNF. Nunca consegui entender direito o site, ou comprar passagem online. Ela vende viagens integradas ao sistema de ônibus da mesma empresa.
Ônibus
A empresa de ônibus da qual eu mais me servi foi a CTM. As poltronas são confortáveis, os horários e rotas são claros pelo site, porém, se você viaja com mala, deve pagar 5 DHS a mais para transportá-la no bagageiro.
Grand Taxi
É na verdade, uma lotação, que serve como transporte intermunicipal ligando cidades. São em geral, 6 passageiros em um carro: 2 na frente, e 4 atrás.
Para alguns trajetos mais longos, chega-se a ter 7: 1 + 3 + 3 (é este o da foto abaixo).
O trajeto tem um preço fixo, e o veículo só sai com o carro cheio.
Grand Taxi de Zagora à Tagounite |
Na minha opinião, andar no Grand Taxi é o melhor esporte de aventura do Marrocos! Mas uma super sacada em termos ambientais e de compartilhamento de serviços.
Petite Taxi
Cada cidade te sua car. Em Agadir são sempre vermelhos, e realmente, pequenos. Em Rabat a frota é mais nova, e os carros são azul escuro.
Funcionam com um taxímetro, como os táxis do Brasil. Mas se você tem cara e sotaque de ocidental, o taxímetro ("compteur") nunca funciona em Casablanca e em Agadir.
Em Rabat a coisa é menos avacalhada.
Os vermelhinhos, são os "Petites Taxis" |
Aluguel de Carro
É viável, mas na alta temporada, as agências só alugam por longos períodos. Recomendo apenas se você for paciente no trânsito, gostar de se aventurar, e estiver disposto a lidar com policiais meio corruptos.
Câmbio
A moeda oficial do Marrocos é o Dirham. Em média, 10 dirhams equivalem a pouco menos de 1 euro. Há muitos caixas eletrônicos onde pode-se efetuar saque, mas se prefere em dinheiro, também não faltam casa de câmbio.
Recibo do câmbio feito no aeroporto. |
O Euro é altamente buscado, e você pode usá-lo para negociar em lojas, em especial para comprar produtos mais caros como tapetes.
Cultura
O Marrocos é um país islâmico e monárquico. Seu lema é "Deus, Pátria, Rei".
Isso, em si, diz muito. O álcool não é permitido para os muçulmanos, logo, bebidas alcóolicas só serão encontradas em locais muito turísticos, e para turistas (eu pessoalmente achei essa experiência da ausência do álcool como um dos pontos mais positivos do Marrocos).
Sendo mulher, é bom ter atenção com as roupas: evitar roupas curtas, decotes grandes, e ombros de fora. Porém, não sugiro o uso de véu, a não ser que esteja vestindo roupas típicas marroquinas também.
Sexo fora do casamento é proibido. Panos quentes são colocados para os ocidentais, mas muita atenção se quiser se envolver com algum(a) marroquino/a.
Mulheres se cumprimentam com 3 beijos: 1 beijo na primeira bochecha, e 2 beijos na segunda bochecha (é difícil explicar isso escrevendo). Em geral, homens e mulheres não se tocam. No caso de "mais intimidade", pode-se dar a mão pro homem.
Em famílias mais tradicionais, o homem não pode comer junto a uma mulher que não é da família. Eu demorei pra aprender isso, e não entendia o porquê do Ahmed nunca aceitar meu convite pra almoçar em casa com as outras meninas do trabalho, e menos ainda o porquê do pai de uma amiga não ter nem falado comigo no dia em que fui convidada a jantar.
O que visitar
Sobre o que visitar, leia o "Resumão do Marrocos a partir dos guias de viagem locais".
E não vá embora do Marrocos sem fazer um Hamman!
Viagens em marrocos oferece uma grande variedade de passeios marroquino incluindo passeios culturais, Desert Tours , Mountain Tours, Praia Tours e muito mais . o passeio de ônibus lotado e vêm ter um diferente aventura em seu lugar. Viagens-em-marrocos.com, um familiar empresa de transporte convida você a explorar e experimentar Marrocos em um de nossos veículos 4×4. para mais informacoes contata-nos www.viagens-em-marrocos.com
ResponderExcluir