sábado, 10 de janeiro de 2015

A Chapada dos Veadeiros

Em 2013 fizemos uma viagem em família pra visitar a Chapada dos Veadeiros. Depois de um ano na Europa, queria calor e sol, e julho, "inverno", é a época seca e boa para visitar a região.
Trilha e erosão

A Chapada dos Veadeiros é uma região no cerrado brasileiro, região Centro Oeste, estado de Goiás. Ela é conhecida nacionalmente por conta da área do Parque Nacional, que fica nos territórios dos municípios de Cavalcante, São Jorge, e Alto Paraíso de Goiás. No entanto, as zonas de visitação ficam em um entremeado de áreas de parque nacional e propriedades privadas, e a entrada e acessos para visitação nem sempre são muito claros.

Outro aspecto importante é que as distâncias entre as atrações são grandes, transporte público quase inexistente, então um carro ajuda muito nos trajetos. Mas prepare-se para terra e poeira.

Adicionar legenda



O Parque Nacional da Chapada dos Vendeiros
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está dentro das áreas de gestão do ICMBio e MMA. Para ingressar no parque, é preciso pagar uma tarifa para a visitação (R$3,00).
No parque, há duas trilhas (dos Saltos e dos Cânions), e é necessário um dia para fazer cada uma delas (contando com os banhos nas cachoeiras).  Há diversos guias na entrada do parque que podem te acompanhar na visita. Como sempre, pode-se formar grupos com outros turistas para reduzir o custo da diária do guia, mas é bom escolher pessoas com o ritmo de caminhada parecido.

A entrada do parque é feita no município de São Jorge.


Estava-se iniciando  uma trilha de travessia, a Travessia das Sete Quedas,  de 23 km, onde é possível acampar dentro do parque. O acompanhamento do guia é não é obrigatório mas recomendado.



As Zonas Privadas
Nas atrações localizadas em propriedades privadas, as entradas são em geral mais caras, e quase sempre, o percurso a ser percorrido é menor em tempo que na

Alguns dos pontos turísticos privados são:

  • O Vale da Lua, que é bem menor do que eu imaginava. A formação rochosa é interessante, as fotos saem boas, e dá pra nadar sem muita gente.

    Em quase todos os lugares é possível esbaldar-se com a vegetação do cerrado.



  • Águas termais do Éden e do Morro Vermelho (+- R$10,00)
Depois de caminhar, nada melhor que piscinas de água quente para relaxar a musculatura!
  • Morada do Sol
Outro local com uma bela cachoeira, com uma trilha bem sombreada que ajuda os intolerantes ao calor. A cachoeira é legal, mas não fenomenal. Na entrada há um palco com desenhos de cantores famosos, e é disso que eu mais me lembro. Além de um pé de Baru.
O pé de baru

  • Cataratas dos Couros
De longe, a minha trilha favorita. No entanto, há pouca sombra, mas o último cânion do fim da trilha me tocou profundamente. Um lugar mágico! O acesso fica entre Alto Paraíso e Brasília, então é uma boa pedida para o retorno.
não é exatamente área privada (não paga-se entrada) mas não faz parte d



o Parque Nacional. Há um certo conflito com o MST sobre a questão da posse da terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário