segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O lixo em Viena

Você quer entender melhor o que acontece com o seu lixo aqui em Viena, e como proceder para ajudar o sistema e o meio ambiente? Então, vamos lá.

Uma parte do seu lixo será coletada diretamente no domicílio/residência. A outra, você deverá levar até o lado de fora do prédio. As lixeiras existentes dependem da escolha de cada residência. Por exemplo, no meu prédio, podemos deixar o lixo normal (Restmüll), o papel (Altpapier) e lixo orgânico.

Lixeiras do meu prédio: tampas pretas (Restmüll), tampa vermelha (Altpapier) e tampas marrons (Biotonne)
Mas vamos às instruções.

Restmüll
O Restmull é o lixo comum. Aqui entra o papel sujo, embalagens plásticas finas, resto de comida, etc.
Existe um custo para esse lixo ser processado pela cidade, o recolhimento deste lixo não é gratuito. Se não por questões ambientais, separe seu lixo por questões econômicas: cada vez que alguém não separa o lixo, aumenta-se o valor da coleta de lixo a ser pago pelo proprietário ou condomínio.

Altpapier
O serviço para recolher os papéis chama-se Altpapier. A tampa é vermelha. Lembrando que lenço de papel, guardanapo e papel higiênico, não são recicláveis. Mas fora isso, cartas velhas, envelopes, caixas de alimentos, jornais, etc., devem ser jogadas aqui.

No caso de livros, existe um sistema específico chamado Büchertausch, além das estantes de livros grátis espalhadas em Viena.


Lixo orgânico (Biotonne)
O lixo orgânico é recolhido separadamente em Viena desde 1991. Nem toda residência tem um ponto de coleta, mas em geral, há alguns pontos na rua.
Também é possível receber adubo após o lixo ser compostado, em pontos de coleta específicos em Viena. Bom para o planeta, para os jardins, para as suas plantas.


Vidro
Vidros devem sempre ser deixados nos pontos de coleta nas ruas. Atenção para os horários! Para não incomodas as pessoas vivendo próximo aos pontos de coleta de vidro, não se pode jogar vidros entre 22:00 e 6:00 da manhã. Eles devem ser separados entre vidro transparente e colorido.

Ainda sobre vidros: alguns produtos vendidos na Áustria, principalmente bebidas, são retornáveis. Aqui, isso se chama "Pfand". Em geral isso está marcado na prateleira, junto com o preço do produto,

Caso a garrafa tenha o símbolo abaixo, ela não é retornável.

Se a garrafa tiver esse símbolo, não é retornável. Pode jogar no  contêiner de vidro.
Se a garrafa não tiver o símbolo, é quase certo que ela é retornável (Pfand). Neste caso, existem pontos de coleta no Spar, Merkur, Denn's Biomarkt. Penny e Hofer não recebem as garrafas reutilizáveis. Ao devolver as garrafas, você recebe um ticket com um valor em euro, que pode ser abatido da sua próxima compra.

Garrafa à esquerda (não retornável). A do meio e da direita, são retornáveis.

Metais e Plásticos
Metais e plásticos também tem pontos de coleta específicos. As lixeiras grandes azuis são para os metais, as amarelas para embalagens plásticas. Sacos plásticos e outras porcarias plásticas não são recicladas em Viena, esses resíduos devem ser jogados no Restmüll.

Tetra Pak
As embalagens Tetra Pak eram coletadas por um sistema a parte, gerido pela Ara. A coleta é quinzenal. É preciso buscar as caixas de reciclagem (alguns supermercados, como o Hofer, oferecem gratuitamente essas caixas). A caixa deve ser deixada na frente da residência um dia antes da coleta (porque as vezes é meio de madrugada ou muito cedo, e você pode perder a coleta). Uma vez que a caixa cheia é deixada, a nova caixa vazia é deixada pelo pessoal da coleta, assim você não precisa ir até o supermercado buscar novas caixas.
EDIT - Tetra Pak agora vai no lixo amarelo, dos plásticos.

Problemstoffsammlung (químicos e afins)
Pilhas e baterias podem geralmente ser descartadas nos supermercados. Depois de passar pelo caixa, em geral há uma tábua de apoio, e lá sempre tem uma caixa escrito Batterie-Sammelbox. O serviço "Problemstoffsammlung" de Viena, também oferece uma caixa para guardar as baterias velhas em casa antes de descartá-las. O "Problemstoff" vai desde materiais de limpeza, restos de tinta a medicamentos. Pequenos eletrodomésticos, de com medidas totais de até 50 cm também podem ser deixados nesses pontos. Existem também pontos fixos para coleta de materiais "problemáticos" em 4 dos mercados de Viena, incluindo o Naschmarkt e Karmelitenplatz.
Óleo de cozinha (fritura) deve ser entregue aqui também (ou no Mistplatz) e jamais ser jogado na privada ou tubulação de água.

Roupas e sapatos
A cidade de Viena tem parceria com instituições de caridade para a coleta de roupas e sapatos. A cidade autoriza a instalação dos containers, as instituições se responsabilizam por vender, doar ou reciclar os materiais. Kolping, Caritas e Humana são as mais frequentes. A Öpula é uma das empresas que operacionaliza o tratamento das doações da Kolping e Cruz Vermelha.

Sperrmüll (bagulhos/cacarecos)
Por fim, existem os cacarecos. Móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, entre outros tipos de objetos, não devem ser jogados no Restmüll (apesar de muita gente no meu prédio fazer isso). Esses materiais tem um nome específico em alemão, "Sperrmüll". Esse tipo de resíduo pode ser retirado pela prefeitura na casa, mas existe um custo adicional para isso. Os valores estão descritos aqui. A outra opção é levar os material diretamente a um Mistplatz. Nesse caso, não há custo. No site do M48 você pode encontrar os endereços e horários de funcionamento.

Loja de usados da Prefeitura - 48er Tandler
A Prefeitura também vende os objetos usados na loja 48er Tandler. Ela fica no 5o. Distrito, Siebenbrunnenfeldgasse 3, e abre de segunda a sábado das 10 as 18h00.

...

Viena tenta realmente diminuir o volume de lixo gerado na cidade. Para o Natal, eles vendem embalagens reutilizáveis de presente, custando de 3 a 6 euros. Eles também tem um serviço específico para recolher os milhares de pinheiros sacrificados a cada ano durante o Natal. As pessoas devem levar a árvore de Natal velha entre os dias 27 de dezembro a 14 de janeiro nos pontos de coleta. Em 2017, 160 mil pinheiros foram coletados apenas em Viena. Pelo menos a madeira é usada nas termoelétricas de Viena para aquecimento das residências e geração de eletricidade.

Na dúvida sobre algum produto ou material específico, consulte o ABC do lixo de Viena.

Sobre as lixeiras nas ruas: há várias! Não tem desculpa pra jogar lixo no chão, nem bituca de cigarro. Mas enfim: Viena tem muita bituca de cigarro, e ainda não descobri se existe multa pra isso. Cocô de cachorro também deve ser recolhido, e em muitos lixeiras eles disponibilizam sacolas plásticas pretas para que se possa fazer isso.

O resumo da ópera sobre o lixo em Viena, em alemão, pode ser acessado aqui.


Moral da história
Se você é morador de Viena, possivelmente vive em uma cidade com um dos melhores sistemas de tratamento de resíduos domésticos do mundo. Não seja um preguiçoso, e comece a diminuir sua pegada ecológica no mundo, fazendo o mínimo, que é cuidar das porcarias que você compra e trás pra dentro de casa. Tem até aplicativo de celular, explicando tudo direitinho, caso facilite sua vida.
Lembrando que, tudo o que você joga no lixo comum será queimado, e você direta ou indiretamente vai respirar isso. Inclusive o copinho descartável para a festinha. São 900 mil toneladas de lixo queimadas ao ano em Viena, gerando toneladas de cinzas e outras partículas filtradas ao ano.

É isso. Um abraço em vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário