Na sequência de beleza feminina, o próximo tema marroquino é o Kohl (كحل), também conhecido como Kajal no Brasil. Khol é o tipo de delineador usado nos países árabes ao redor dos olhos, feito a partir de um mineral chamado "Antimônio" (Sb, na tabela periódica de química). Na Índia, ele pode também ser chamado de "surma" e na Nigéria de "titro". Sua coloração varia de cinza a preto, conforme a composição.
O trisulfito de antimônio é o mineral mais usado, mas pode haver também outros metais na composição como chumbo, prata e cobre. É aí que mora o problema de toxicidade. A alta concentração de chumbo em algumas
Um estudo de 1995 (Kohl: a Hazardus eyeliner. Selwa A.F. Al-Hazza % Peter M. Krahn). International Ophtalmology 19: 83-88, 1995.) aponta para diferentes composições a partir da origem de produção: industrial ou artesanal, mas em ambas maneiras de produção, há uma alta concentração de outros componentes.
Gráfico com o conteúdo de metais (em porcentagem) do khol artesanal (Al-Hazza & Krahn, 1995) |
|
Lead poisoning caused by prolonged use of kohl, an underestimated cause in French-speaking countries
A aplicação do kohl nos olhos é feita com o uso de um bastão de madeira (mirwed). Há também um recipiente de madeira, artesanal, usado especificamente para isso, que pode ser comprado em qualquer Souk marroquino.
À esquerda, os pequenos potes são usados para guardar o kohl. |
É um produto extremamente importante para a cultura dos países árabes, e também Índia, mas em que há muita contradição sobre a produção.
Exemplos de produtos
Exemplo de kohl disponíveis |
1 - Kohl, توسرغينت, Semente de azeitona, óleo d'argan
2 - sem ingredientes na embalagem
3 - sem ingredientes na embalagem
4 - Kohl, توسرغينت, açafrão, cravo
5 - sem ingredientes na embalagem
6 - Kohl, توسرغينت, Semente de azeitona, azeite de oliva
توسرغينت - não foi possível obter a tradução para essa palavra. Trata-se de uma planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário