sábado, 10 de janeiro de 2015

Marselha

Passei apenas um dia e uma noite em Marselha, mas a recordação é fantástica.
Com uma pequena mochila, aluguei uma bicicleta LeVelo, e passei o dia percorrendo a cidade e as praias de bicicleta.
Meu primeiro encontro com o mar Mediterrâneo
Comecei pelo centro, vendo um pouco da comida e do artesanato local. Já tinha ouvido falar sobre o sabão de Marselha, e quando vi um atelier com visitas guiadas gratuitas, logo entrei. Vejam o post onde explico a história do sabão de Marselha.

Saindo da cidade, fui para a orla, totalmente pedalável. Não podendo passar de 30 minutos com a mesma bike, com o mapa das estações fui parando de tempos em tempos para ver a paisagem e esperar os 5 minutos até poder destravar a bike novamente.

Sente o visual de pedalar nessa ciclovia
A primeira surpresa foi me deparar com a "Porte d'Orient", um monumento a beira mar em homenagem aos mortos na primeira guerra mundial.
Porta do oriente, vista do mar

Meu primeiro encontro com o Mediterrâneo foi também o meu primeiro encontro com o topless. A mulherada numa boa sem a parte de cima do biquini, e isso não tem problema algum.


Seguindo o circuito balneário, não basta a bike com vários pontos de parada ao longo de toda a cidade. Existe um serviço de guarda-bagagem e vestuário gratuitos na praia. Ou seja, cheguei, coloquei meu biquini, deixei todas as minhas coisas bem guardadas, e fui nadar. Coisa que em poucos lugares do mundo, viajantes solitários podem fazer.



Deixei a bike na última estação da orla, de onde saía um barco que voltava para o antigo porto do Centro de Marselha. No total, gastei menos de 5 euros em transporte para visitar toda a cidade. Terminei o dia com este lindo por do sol. 


Visitar por terra e voltar pelo mar também te permite ver o espaço por duas perspectivas bem diferentes. Vi a cidade de longe na volta.
Antigo Porto de Marselha (centro)
Mas há muito mais pra se visitar em Marselha. É a cidade mais antiga da França. Por sua história e proximidade com o sul, é também uma das cidades com o maior número de imigrantes árabes.


Recentemente foi inaugurado o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, que possivelmente, vale a visita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário