quarta-feira, 20 de julho de 2016

Programas de milhagem

Programas de milhagem são coisas que todos querem saber mais ou participar, mais muitos não sabem bem como funcionam. O objetivo é juntar pontos a cada compra de passagem aérea, e se possível, também os pontos de uso do cartão de crédito.

Grande parte das companhias aéreas possuem seus programas próprios de fidelização. A Gol tem o Smiles, a Azul tem o "Tudo Azul", e a LATAM tem o Multiplus, a TAP tem o Victoria TAP, a British Airlines tem o Executive Club. O maior problema é que se você abre uma conta em cada programa de fidelidade, no final, você não vai conseguir acumular milhas suficientes em nenhum deles.

Por isso, as empresas costumam formar alianças. Nesse caso, companhias aéreas operando em diferentes países permitem que você jogue suas milhas de um vôo junto ao programa de Fidelidade de outra companhia. Por exemplo: se você voa com a Lufthansa, você pode jogar seus pontos para a LATAM e vice versa. Se você voa com a Gol, você pode jogar seus pontos para a TAP Victoria e vice versa. 

As duas maiores alianças são a One World e a Star Alliance. Idealmente, você deve ter apenas um programa de fidelidade por aliança, e escolher aquela companhia que você costuma voar com mais freqüência. Por exemplo, se você dividir seus pontos entre a LATAM e a Iberia, possivelmente você não irá acumular pontos suficientes em nenhuma delas. O ideal é jogar seus pontos para a LATAM, caso você viaje mais no Brasil, ou para a Iberia, caso você viaje mais pela Europa.

O maior problema são as empresas que não participam das alianças para a pontuação. Um exemplo é a Azul e a Norwegian Airlines. Os pontos de viagem nessas empresas só podem ser acumulados no  programa de milhagem da própria empresa.

Outro problema é que a contagem de milhas varia de empresa para empresa, e elas se alteram também com o tempo. No caso da TAM que virou LATAM, o programa de milharem foi alterado e o sistema de pontuação também (leia mais no Melhores Destinos).

Fora isso, há casos de empresas em uma aliança permitindo pontuar em outra. Por exemplo, o Programa Miles and More (Lufthansa, Star Alliance) pode receber pontos de vôos operados pela LATAM (membro One World).

Outro caso são empresas que não são membros das alianças, mas que permitem pontuar em uma. Um exemplo é a Royal Air Maroc que permite transferir os pontos para a Iberia.

Enfim. Não é difícil, mas também não é tão simples como parece. Espero que essas informações possam ajudar aos novatos na questão das milhas aéreas. Abaixo coloco as informações das duas principais alianças.

ONE WORLD

Empresas membro da One World


Star Alliance


Empresas membro da Star Alliance

Nenhum comentário:

Postar um comentário