quinta-feira, 15 de março de 2018

Sobre o aborto na Áustria

A maioria das pessoas aqui na Áustria fica extremamente chocada ao saber que o aborto no Brasil é um crime. Como assim, um país tão aberto, sexual, praia, carnaval... mas sim, aborto no Brasil é crime. Na Áustria não.

Desde 1975 o aborto é uma prática legal na Áustria. O artigo 97 diz não ser um crime a interrupção de uma gravidez até o terceiro mês de gestação.

Por que isso, além de ser legal, é maneiro? Pois neste contexto, em que todas as possibilidades são dadas às mulheres e às famílias, a existência dos movimentos anti-abortistas não é ruim. Ele simplesmente abre o espaço de fala de defesa dos que não podem se defender.

O mesmo ministério que "Bundesmunisterium for Familien und Jugend" facilita tanto o aborto, com a continuação de uma gestação. A Aktion Leben é uma das instituições que trabalha em parceria com o ministério, e é anti-abortista.

A igreja também mantém diversas páginas de informação sobre o aborto. Uma delas é a Abtreiten.at. E nela oferece tanto as informações sobre custos e métodos de abortar, quanto todas as possibilidades existentes no caso de não se querer ter o bebê. É claro, que a página da igreja fica tentando convencer a não fazer, e ainda tenta criminalizar a prática. Mas se fala no assunto. E poder conversar, é tudo!

Ao mesmo tempo, você pode procurar no Google por Abtreibung, e selecionar clínicas e profissionais. No entanto, o aborto não é coberto pelo sistema "público" de saúde (ele é coberto se for por razões médicas, mas não por gravidez indesejada). Um aborto custa entre 300 e 800 euros aqui.

Uma sociedade que não criminaliza o aborto  cria um espaço de diálogo franco e aberto, em que haverá apoio tanto se uma mulher decidir interromper uma gravidez, quanto se ela deseja ter um filho. Vai falar sobre os direitos (filho na Áustria ganha dinheiro do governo até a maioridade), a licença maternidade, e os desafios de se educar uma criança.

Além disso tudo, Viena tem o museu do aborto e da contracepção. Porque educar é poder!
Quer uma maneira mais educativa pra falar sobre o assunto do que um museu?
O MUVS abre de quartas a domingo. A entrada custa 8 Euros.

Descriminalizar o aborto permite a mulher melhor acolhimento, o que pode inclusive, fazer ela mudar de ideia em relação ao assunto. O aborto legal permite que a mulher possa buscar informação e apoio. Ninguém é a favor do aborto. A luta no Brasil, não é pelo aborto. A luta é para que ele deixe de ser crime, e que as mulheres possam receber a assistência médica e psicológica que precisam, tomando uma decisão pensada e discutida com a família, amigos, a sociedade. E para que a mulher, saia do escuro em que ela se encontra, quando precisa tomar uma decisão desse tipo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário