quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Aprender a esquiar depois dos 30

Agora é oficial. Sou residente da Áustria. E o inverno aqui é longo, a neve ocupa as montanhas dos Alpes por muitos meses, e o povo quando pensa em Olimpíadas, pensa no que a gente chama de Olimpíadas de Inverno.

Então, se o ditado diz que com "um limão se faz uma limonada", com um longo inverno é necessário aproveitar as oportunidades que as montanhas cobertas de neve oferecem. Se você já sabe esquiar e conhece dos paranauê, não precisa ler esse texto. Mas se você não sabe nem por onde começar, seja bem vinda!

----
Um dia eu conto da minha experiência pessoal, mas agora vamos ao básico da coisa.

EQUIPAMENTOS

Algumas coisas você precisa ter. Elas são:

Imprescindível
  • Calça de esqui (algo impermeável), porque você deve cair
  • Jaqueta (precisa ser impermeável e curta)
  • Meia de esqui (ela é longa e um pouco mais grossa que as outras).
  • Uma segunda pele térmica (caso o dia esteja mais frio)
  • Luvas de esqui (também para o caso do "vai cair")
Recomendável
  • Capacete de esqui (dá pra alugar, se não quiser comprar)
  • Óculos (protegem os olhos da luz excessiva, de poeira, de neve). Se não estiver nevando, um de sol comum pode dar conta
  • Capuz (se não estiver tão frio, só o capacete esquenta o suficiente)
Pra alugar
  • Esqui + Botas de esqui + bastão de esqui. Sugiro alugar esse equipamento, porque é a parte mais importante mesmo! Você quer um profissional qualificado ajudando a colocar a bota no seu pé, vendo se está no tamanho certo, e te dando um esqui do tamanho certo pra iniciante. Sobretudo, que "calibre" as presilhas para que a bota solte do seu esqui, caso você caia. Isso evita acidentes mais sérios e lesões nos joelhos.
Eu sugiro comprar (ou emprestar) apenas o imprescindível. O esqui de quem começa a esquiar tem que estar muito bem ajustado pra evitar acidentes. E quem começa a esquiar não sabe ajustar.

O blog "Eu ando pelo mundo" tem algumas fotos e informações básicas sobre o equipamento.

USE CAPACETE! É super importante proteger a cabeça, no início por não ter controle, mais avançado também por conta da velocidade.

-----
ONDE ESQUIAR

As "Estações de Esqui" são realmente uma parte importante no processo de esquiar. São locais em que a neve é preparada, e sobretudo, há os "elevadores" (subidas mecânicas) para você poder subir a montanha, e depois descer esquiando. Os modelos de elevadores variam. Existem as gôndolas fechadas e os teleféricos. Mas também há métodos terrestres, como esteira rolante, corda (principalmente nos "Babylifts") e o que você coloca uma barra na bunda (Schlepplift, ou drag lift).
Elas podem custar de 5 Euros (ticket pra área de crianças em uma estação mais barata) a 50 Euros por dia (em uma estação de esqui mais elaborada). Existem ingressos por horas, por semana, e até pra estação toda de esqui.

Existem na Europa 4 tipos de pistas, geralmente levando em conta a declividade do terreno:

  • Verde - para iniciantes completos (marcação difícil de encontrar pela Áustria, comum na França e Espanha)
  • Azul - a pista onde você vai passar os 2 primeiros anos esquiando
  • Vermelha - a pista pra quem sabe esquiar, mas tem medo de se arriscar
  • Preta - a pista onde a inclinação é bem forte, e o perigo e a velocidade aumentam.

Basicamente, não adianta tentar as pistas avançadas no início da sua prática de esqui.

As minhas sugestões perto de Salzburg, em que o preço ainda é acessível são:

Kesselmanlift, em Faissenau - é bem pequeno, super familiar, e cheio de crianças. Lá tem um local pra alugar esquis, e também aulas com instrutor. Na mesma região tem outras pistas, mas a declividade já é pra quem domina um pouco mais.
Obersalzberg - declinação suave e pistas bem largas, ajuda a melhorar as curvas.

Eu esquiei 4 dias no Snow Space Salzburg porque temos parentes por lá e hospedamos de graça. O ticket é caro, mas o lugar é maravilhoso. Pra iniciantes também tem algumas pistas, mas como é um lugar mais cheio, melhor ir fora dos fins de semana para aprender.

Outra coisa, no começo, um ticket de 3 horas já dá bastante pro gasto. Existem várias outras pistas, mas essas duas primeiras que eu citei são com preço acessível para iniciantes.

----
COMO APRENDER

Aprender a esquiar não é intuitivo. Você substitui os pés por esquis, uma geringonça que não permite você andar direito. Você precisar aprender a deslizar e frear usando movimentos não naturais do seu corpo. Todo o balanço e equilíbrio mudam.
Idealmente, arrume um professor ou uma pessoa austríaca com paciência e vontade de te ensinar. Eu tive sorte de ter a segunda.

----
OS "BONS COSTUMES"

Como em toda a vida social, existem algumas regras tácitas de comportamento dentro das pistas de esqui. Cabelos longos devem estar presos, não se deve "pisar" no esqui alheio nas filas. Mas por outro lado, a galera fura fila loucamente na hora de subir nos "teleféricos".  Isso dá pra ser outro texto.

Mais pra frente atualizo o post.

Deixo também esse relato aqui, do Conexão Paris. E este aqui com dicas também muito interessantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário