Não fugindo à regra do processo de colonização, fomentado ainda mais pela densidade, tamanho e poder da floresta amazônica, a maior parte dos municípios desta região estão fixadas à beira dos rios.
Realidade Amazonense
Estradas ligam algumas cidades, saem de Manaus à Boa Vista e outros municípios nos arredores da capital.
Realidade Paraense
No Pará, o processo de colonização e "reforma agrária" propiciou a instalação de uma malha viária muito maior.
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Um dos maiores debates que está se dando no município de Manaus atualmente, é sobre a construção da BR-319. Foi um projeto do governo militar, inaugurado em 1973, ligando Manaus a Porto Velho. Mais um projeto mal feito, e há muitos anos (se não décadas) a estrada é intransitável. A comunicação de Manaus com o resto do país se dá pelos Rios Amazonas, Solimões, Negro e Madeira, ou pela via aérea.
Como sempre, a chegada de uma estrada leva também a um processo de "desenvolvimento do seu entorno. Com isso a BR-319 é considerada um arco de desmatamento, abrindo uma nova via para o transporte não só de pessoas e produtos legais, mas também para um novo processo de colonização, colocando em risco a integridade da floresta.
A proposta dos grupos "ambientalistas" é que não se reforme a rodovia, mas sim construa-se uma ferrovia. Eu sou absolumente a favor desta proposta. O custo é muito menor, tanto para transporte de carga quanto passageiros.
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Viajar pela Amazônia é então muito mais fácil se for pelos rios. E de Manaus pode-se ir para quase qualquer canto desta região: Subir o Negro, ou o Solimões até a tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia; descer o Rio Amazonas, ver o encontro das águas, e seguir até a foz, Belém, parando ou não no caminho; subir o Rio Madeira até Porto Velho; além das outras bacias com rios um pouco menores.
A capital amazonense tem dois portos. Um deles é o Porto de São Raimundo, obra com ar de modernidade, recente, servida por muitos ônibus e ao lado de belíssimas e abandonadas ruínas históricas. Está mais a jusante do Rio Solimões, e é um local badaladíssimo com bares e música ao vivo. As passagens aí devem ser comprada no guichê, e costumam ser mais caras.
O outro porto, a montante, é a Escadaria dos Remédios. Próximo ao mercado histórico (fechado) e o mercado atual, ali se embarca e desembarca a carga, e a maior parte dos passageiros. A passagem pode ser comprada com vendedores ambulantes, ou representantes das embarcações. É difícil e complicado, você nunca sabe se está pagando a mais ou a menos.
Estes barcos amazônicos famosos nos sudeste pelos acidentes e mortes (como se estes não houvessem em nossas rodovias) são chamados aqui de Recreio.
Há distintos tipos de embarcações: pequenas, médias, grandes; de metal ou de madeira.
Eu não recomendo embarcações pequenas.
Os barcos de ferro são considerados mais seguros, com menor chance de tombar ou romper-se caso se choque com algum obstáculo no rio (geralmente árvores, ocasionalmente outras embarcações). A maior desvantagem na minha opinião, é a temperatura, já que o metal absorve mais calor.
Já os barcos de madeira são mais frágeis e geralmente um pouco menores. Mas isso não significa que haverá um acidente, e eles são um pouco mais aconchegantes.
BARCO MONTE SINAI II (Manaus-Tefé-Manaus)
Culto evangélico à noite. 3 banheiros femininos em cada piso. Coletes salva-vidas sem as tiras de sustentação (as pessoas roubam as tirar para atar as redes)
O Recreio é dividido em 4 pisos: o porão, onde vai a carga de transporte; o primeiro piso (ou segunda-classe), onde vai uma parte da carga e passageiros em rede; o segundo piso (ou primeira classe) onde vão apenas passageiros e há alguns camarotes; e o terceiro piso, onde há camarotes, área de lazer e lanchonete.
BARCO LUDOVICO CELANI (Tefé-Manaus-Tefé) - concorrente do Rei Davi
Barco enorme, novo, boa comida, mas sem antena parabólica.
Os passageiros devem levar sua rede e corda para viajar e dormir. Quanto mais à proa atar sua rede, menos frio passará a noite, e mais calor passará de dia. Faça sua escolha. Eu costumo me cobrir com uma manta, o vento da madrugada é bastante frio.
No mais, os barcos costumam servir refeições (café almoço e janta), à exceção da do pós-embarque e pré-desembarque. Vegetarianos, levem complementos para arroz, feijão e macarrão, como enlatados de legumes.
Outra coisa, a sua bagagem é de sua responsabilidade e transportada junto a você. Então bonitão, se tu tirar sua máquina fotográfica de 500 pilas para fotografar, lembre-se de ficar com ela o tempo todo a partir daí, se não amanhacerá sem ela!
Uma noite eu tive um pesadelo na rede de que tinham roubado meu laptop e jogado a mochila no rio para não serem descobertos!
Digo que não há perigo, mas deve haver bom-senso e atenção.
Há uma página chamada Navegando e Lendo, onde pode-se encontrar informações sobre as embarcações, como trechos, datas de saída, e telefones para contato. Além de disponibilizar estas informações, eles têm uma campanha de arrecadação de livros para criação de bibliotecas dentro dos barcos e de recolhimento do óleo de fritura em tonéis na Escadaria dos Remédios, para que não sejam despejados diretamente no rio.
Este blog é um depositário das minhas andanças e olhares pelo mundo. Com um punhado de informações para viajantes desavisados, e algumas opiniões pessoais sobre o mundo. Também algumas das minhas experiências em tentar ser uma pessoa mais frugal. Boa viagem!
Caracas amo Ludovico.As minhas melhores viagens foi nesse barco
ResponderExcluirFERROVIA PARA SUBSTITUI A RODOVIA, ISSO É PIADA OU DESINFORMAÇÃO, A RODOVIA ESTÁ AI VAMOS USA,CHEGA DE BARCO E ISOLAMENTO , VAMOS PROCURA OUTRAS
ResponderExcluirOPÇÕES.
Ferrovias são maravilhosas! Não tem mortes por acidentes de trânsito, transportam muita gente.
ExcluirAcho que falta experiência sua com ferrovias de passageiros que funcionem.
E Caps Lock é gritar, não precisa gritar comigo não.