Aproveitando a temporada em solo britânico, e a sempre necessidade que eu e todos nós viajantes temos de ir de um lado para o outro, segue um pequeno manual do transporte por aqui.
Trens
Diferentemente da França, aqui no Reino Unido são diversas empresas que operam as linhas de trem.
O primeiro site onde você irá procurar as passagens, é o site da companhia nacional, o National Rail . Você vai conseguir metade das informações, não todos os horários e preços disponíveis, e depois de muito tentar decifrar o site, ainda não fui muito longe.
Se você for estudante ou menor de 25 anos, é possível comprar um cartão de redução de 1/3 no valor das passagens que vale para todas as companhias britânicas. Mas o cartão custa £28 libras, e acaba só valendo a pena se a temporada for longa, ou o número de trajetos elevado.
As sacadas básicas para tentar pagar menos no trem, são:
-Comprar ida-volta juntas - você acaba pagando 1/3 do valor da tarifa cheia no bilhete de volta, e em geral ele é válido por 30 dias a partir do dia em que comprou.
-Usar o sistema "Split-my-fare" - teoricamente, o sistema vai buscar para você as melhores integrações para que se pague o menos possível. Na prática, não vi isso acontecer e preços muito diferentes do proposto pela National Express.
Você pode tentar também o site da East Coast, Trainline e "My Train Ticket" para reservar sua passagem.
Em um guia de dicas para comprar passagens de trem na Inglaterra (pode ser acessado aqui, em inglês), ele diz que o momento mágico para agendar é 4 meses/12 semanas antes da viagem e para sempre ficar atento as promoções: a da Virgin e por esta lista aqui, que é atualizada pelo site.
Diz a lenda que é possível transportar a bicicleta pelo trem, mas o número de "vagas" é limitado. É possível (e as vezes, preciso), ligar e agendar um local para transportá-la no trem.
Em síntese: o trem é bacana, confortável, tem tomada pra você carregar celular e computador (se você tiver o adaptador), banheiro limpo, poltrona confortável, mas preço caro. Comparado aos trens de Itália e França, os ingleses são um luxo.
A vantagem da hora certa de sair e chegar e o conforto podem compensar, mas não é a melhor opção para mochileiro com pouco tostão.
Ônibus
Viajei para Cardiff há 2 semanas por uma das empresas de ônibus (que não opera só aqui no Reino Unido, mas também em outros países), a Megabus. Enquanto de trem, o trecho custaria £40,00, paguei menos de £10,00 indo de ônibus.
O mais complicado é a "estação". De onde saí, em Birminghan, não há rodoviária. O local é na região central, próximo a uma estação de trem, e é uma parada de ônibus como qualquer ponto de ônibus aí do Brasil. Para mim, funcionou bem. Demorou uma hora a mais do que o previsto para chegar, e no tal ponto de ônibus, encontrei 5 pessoas que dizem que o ônibus que elas tinham comprado, nunca chegou. Acabaram indo com o meu, e descendo no caminho.
As passagens podem ser compradas pela Internet, com cartão de crédito, e por £0,10 a mais, você recebe o código da reserva que é preciso apresentar ao motorista para embarcar. As poltronas não são confortáveis como nos nossos ônibus no Brasil, não reclinam, as bagagens vão em baixo no bagageiro, e pelo preço, pode ser compensar.
Pelo site da National Express você pode verificar quase todas as passagens de ônibus disponíveis.
Outro site para procurar pro ônibus é o Timeline. O que senti de problema até agora, é que as integrações entre regiões são meio difíceis de fazer. Serve mais para organizar viagens locais, não para mudar de uma região pra outra. A grande vantagem do Traveline é compilar algumas informações de transporte no Reino Unido.
E a conhecida Eurolines também opera por aqui. Vou fazer minha viagem França-Espanha com eles.
Na Escócia, a empresa de ônibus é a Citylink.
Estradas
Ainda não viajei de carro por aqui. Mas começa que a mão é inglesa, então muito atento ao conduzir.
Fora isso, as leis de trânsito são outras, o combustível é caro, e a falta do conhecimento das regras pode custar uma multa.
Outra coisa interessante aqui, é que não é o veículo quem deve ser assegurado (ele também), mas o motorista.
E se você for passageiro, use o cinto de segurança. No caso de uma multa, ela não vai para o motorista, como no Brasil, mas diretamente ao passageiro que descumpriu a regra. Isso vale também para ônibus e outros transporte públicos onde o cinto de segurança estiver disponível.
Caronas
Já falei um pouco sobre elas antes, mas estou desanimada com as caronas aqui pela Inglaterra. Veja mais na postagem sobre caronas.
Bicicletas
Entre algumas pequenas cidades aqui de Telford, há ciclovias paralelas a estradas em todo o caminho. Porém, em estradas menores, não há ciclovias, ciclofaixas, acostamento, e chega até a faltar espaço pros carros, então ainda não sei muito o que dizer.
Aviões
O antes caro e complicado, e agora barato e fácil (tirando o fato de chegar e sair de aeroportos), aviões, apesar de gastarem um punhado bom de combustível, são ainda boa solução para viajantes na Europa. A regra em geral é, quanto mais bagagem, mais você paga. Na Ryanair, cada mala despachada custa. O ideal para esses vôos, é ter só a mala de mão (que precisa estar dentro dos parâmetros da companhia aérea).
Para ir pra Irlanda, uma das empresas é a Airlingus.
Outros sites para consultar são
Bravofly
Kayak
Pacotes de viagem
Uma possibilidade é pegar um pacote turístico de transporte+hotel, e se mandar para algum destino.
National Holliday
Para ir para Irlanda
Buseireann - ônibus
Irish Ferries - Ferry/Barco
Stena Line - Ferry/Barco
Dublin Ferry
Agradecimentos a Octaviano, Queridão, que ajudou com algumas das informações.
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