Sou vegetariana há muitos anos, e meu maior desafio para virar vegana são os queijos. Passei uma semana sem comer queijo em 2010, e ao final deste período comi quase meio quilo de parmesão. Me sinto quase viciada no sabor que queijos têm, e sou absolutamente fascinada pelas suas práticas tradicionais de fabricação, a alquimia por trás da usa coagulação, fermentação e cura.
Mas a causa animal também me chama, e estou cada dia mais interessada em aprender coisas novas e a melhor lidar com um paladar sem produtos de origem animal.
Em termos restritos, a maioria dos queijos existentes não poderia ser considerada comida vegetariana pelo fato de usarem coalho de origem animal em sua composição. O termo "queijo vegetariano" se aplicaria então aos queijos que usam coalhos sintéticos ou de origem vegetal para serem produzidos, e algumas marcas de queijos de leite podem se autodenominar vegetarianos caso não use o coalho de bezerro na produção.
Mas voltemos aos queijos veganos. O que me assusta na composição de alguns produtos veganos é a quantidade de aditivos e outras substâncias usadas para se chegar a receitas palitáveis. Aqui selecionei algumas marcas que trabalham com mais ingredientes "de verdade" do que aditivos industriais.
Uma pequena lista das marcas a serem degustadas caso você caia na estrada e queira provar iguarias veganas. Eu vou colocar esses produtos na minha lista do "deve comer" caso esteja de visita por esses países.
SuperBom
Há dois meses a marca adventista SuperBom lançou a primeira linha de queijos veganos do Brasil.. A base deles é cenoura, maçã e batata. Disponível na loja de fábrica em São Paulo e em comércio especializado.
Aparentemente, é um bom queijo vegano para os padrões brasileiros de queijos (industriais e sem sabor), mas não tem nenhum tipo de maturação ou processo de desenvolvimento de sabor que existe nos queijos artesanais.
Myoko's Kitchen
Nos EUA, mais precisamente em FairFarx, California. Distribuidores em todo o país.
Os não-queijos são produzidos a partir de castanha de caju.
Podem também ser encontrados na Austrália.
Vromage
Também nos EUA, esse em Los Angeles.
Queijos feitos a partir de diferentes tipos de castanhas. Além da loja, enviam pelo correio.
Kite Hill
Marca americana. Queijos frescos feitos a base de leite de amêndoas.
Vegusto
Marca Suíça distribuída em diversos países da Europa.
Eles chamam a linha de queijo de "No-Moo".
Tree-Line Cheese
Outra marca americana, mas esta de Chicago. Também a base de castanha de caju.
Kaiahora Tree Nut Cheese
Marca da Nova-Zelândia, também feita de castanhas.
Fora essas marcas todas, se você estiver na Inglaterra cheque a Vegan Cheese, uma loja virtual com várias marcas disponíveis no país, e uma avaliação de diferentes marcas na página Veganoo.
-----
Acho que os cajueiros brasileiros poderiam encontrar facilmente um novo uso para as suas castanhas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário