terça-feira, 24 de junho de 2008

RECICLE SEU CICLO

Editado em Abril de 2013.


Há muito, muito tempo eu comecei uma pesquisa sobre alternativas aos absorventes "íntimos" femininos, mais preocupada com a quantidade de lixo que eu gerava que qualquer outra coisa.
(se você é um homem leitor deste blog, peço desculpas e me despido, ou te convido a um passeio por uma parte visceral do universo feminino)

Fora o absorvente em si, uma mescla de algodão, plástico e químicos, o lixo é formado também pelos envelopes individuais, tiras destacáveis na cola central, e pedacinhos nas abas. Acho que 90% das mulheres e jovens de minha geração que usam absorvente externo preferem os com abas! (Mas pode ser que eu esteja enganada.)

Fora as usuárias de absorvente com abas, há também o grupo das mulheres que usam absorvente interno (o famoso O.B., que pode ser da marca Tampax também, e a discussão equivocada sobre pequeno, médio e grande já foi feita pelo filme "Os Normais").

Conheço muita gente que não troca um O.B. por nada. De fato, você não chega a ver o sangue. Ele tapa, algumas horas depois você puxa a cordinha, enrola no papel, e coloca outro no lugar. O sangue do ventre feminino é quase esquecido. Nunca soube optar por um ou outro, sempre fiz uso conjugado! Saídas longas sem certeza de banheiro próximo, nada melhor que O.B. e fraldinha para evitar "acidentes". O fênomeno praia é também difícil, mesmo com o interno, é bom checar o fiozinho.
Ah, dentro do mundo dos absorvente há também a lenda da dioxina, que dá câncer e é usada no absorventes internos.

Mas apesar do O.B. ser garantia de que não vai melar, me incomodava o fato de não deixar sair direito a coisa lá de dentro, e fora isso, aquele algodão resseca um pouco a mucosa da vagina.


Muita leitura, muito google, muito tempo internético, e encontramos os ABIOsorventes. Achei maneira a idéia, me fez pensar muito sobre o que é o ciclo menstrual, rever as luas, os ciclos, o significado desta secreção produzida e excretada uma vez a cada 28 dias pelo meu corpo!

Achei lindo, poético, mas a proposta não me convenceu: são paninhos bem costurados onde se colocam as camadas absorventes, que devem ser trocados como um absorvente normal. Ou seja, no mínimo 3 dessas adoráveis coisinhas para lavar por dia. Aí você deixa de molho um dia, e tem que usar outras 3! A compra recomendável é de 6 a 12 abiosorventes. Cada 6 saem R$72,00 se forem 12 são R$144,00. Achei caro e não prático! Imagina un varal cheio disso pendurado!

Não contente, e ainda na busca de uma solução, cheguei ao que se chama "Menstrual Cup". Não tem uma tradução adequada ao português: copo menstrual. Eu e Camila escolhemos então um nome tupiniquim: coletor menstrual. Nos pareceu mais apropriado, e pode ser usado também em espanhol adicionando-se um C. Os "menstrual cup" tradicionais são em formato de funil fechado na extremidade geralmente feitos de silicone. O número de marcas aumentou do ano passado para este, e todas são regulamentadas pelo FDA/USA.

A proposta é conter o fluxo menstrual em um recipiente que fica preso na parte inferior da vagina, e esvaziá-lo algums vezes ao dia (idealmente entre 4 e 8 horas). A maioria das marcas tem 2 numerações, uma para jovens de até 30 anos que nunca tiveram filhos, e outra para mulheres de mais de 30 ou que já tiveram filhos. Aparentemente, o tamanho/flexibilidade da vagina muda bastante com esses dois fatores.
E com isso, nunca mais comprar absorventes, gerar um lixo que ou fica cheirando mal no banheiro, ou não saber onde colocar um absorvente usado em um banheiro sem lixeira.

O primeiro Menstrual Cup foi patenteado nos anos 30 e se chamava Daintette. Mas reutilizar não foi uma palavra parte da idiossincrasia do mundo ocidental no século 20. Os descartáveis massacraram a proposta. E agora, com o tal movimento ambientalista do século 21, as pessoas parecem começar a buscar soluções. Deixo aqui alguns sites para consultas:

LunaPads - Fabricam abiosorventes e o DivaCup (muito grande na minha avaliação). Usam algodão orgânico ou comum. EUA/Canadá
The Keeper - Fabricam uma versão em látex desde 1987 (que promete durar 10 anos), e a versão em silicone também chama Moon Cup, mas essa é uma empresa americana. (EUA)
Lunette - Marca finlandesa, das mais antigas. Tem um sistema de compra mais complicado que as outras.
Miacup - Eles revertem parte do lucro de venda para o programa Food&Trees for Afrika. Tem uma boa página, informações bem detalhadas. É produzida na África do Sul!
LadyCup - Mais nova marca de menstrual cup. Traz toda uma linha de higienização e cuidado com o aparato, inclusive gel para facilitar a inserção e remoção. As bolsinhas de armazenagem tem diferentes "design". Produzida na República Tcheca, tem o menstrual cup mais liso, e usam os 25 anos como idade entre um tamanho e outro. Nao gostei dele, vazava muito para mim.
FemmeCup - mais uma marca inglesa, é um pouco mais grande que as outras. Pode ser mais dificil de usar, mas suporte maior carga de fluxo menstrual. Não tem tamanhos para cada tipo de vagina.
MoonCup - Essa é a marca que eu comprei. Era a mais barata, e só concorria com a Lunette, Diva Cup e The Keeper. O livre mercado ampliou as opções, e você pode provar outro, a vontade.
LunaCup - Marca que roubou o nome da minha futura marca. É produzida pela Bivea, empresa francesa de produtos para áreas íntimas.
Yuuki - E a marca que recomendo atualmente, pelo custo beneficio.


Se as pessoas começam a criar um monte de acessórios, gel e higienizador em embalagem de dose única, lenços sanitários, etc, etc, a história de diminuir o número de resíduos vai por água abaixo.

E por último, a tecnologia americana para piorar o tipo de resíduo de uso de absorventes.
Instead SoftCup - Menstrual Cup no formato de um diafragma, mas mais flexível, feito de materiais usados na área médica (não especificados). Ao contrário da proposta dos outros, este não é reutilizável, é descartável, e gera um resíduo muito pior que absorventes e algodão. Entretanto, por ser apoiado na base do colo do útero, mantem todo o canal da vagina livre de sangue. Por isso, seu grande mérito é possibilitar manter relações sexuais com o parceiro, sem deixar cair uma gotinha de sangue sequer. E não faço a menor idéia de se há alguma interferência que leve a romper camisinha. (e o videozinho da entrada é genial).
Não vale como absorvente, mas pode ser um bom presente de dia dos namorados! :)

E você quer saber o que eu achei do Mooncup?
Eu comprei faz meses, mas por atrasos e retenções na alfândega, mudança para Argentina, etc., o estreei ontem a noite. Não fervi, deixei de molho em uma solução de cloro para higienizar, li o livrinho de recomendações técnicas, e o coloquei sem grandes dramas. Não cortei a haste como está indicado, porque ainda não entendi bem a dinâmica e a interrelação dele com o meu corpo.
Mas é divertido. Em 24 horas eu sei que saiu 10+12+10+8 ml de sangue de meu ventre. Nunca tinha parado para pensar em quanto de sangue perco por menstruação.
A parte mais incomoda até entao é a retirada.
Todo um novo mundo se abrindo.

Coletor Menstrual dobrado para inserçao

Quando eu comprei, eu queria pegar o sangue e jogar na terra, manter o ciclo do nutriente, enriquecer a terra que me dá de comer. Mas eu já sou bicho raro demais aqui na Argentina. Então eu vou de pouco nessas minhas maluquices.


Em homenagem a uma grande amiga, fica um aviso-dica: se for ferver seu Menstrual Cup para higienizá-lo, coloque um alarme para que se lembre de apagá-lo.
Ou faça a higienização com água sanitária.
---
Abril de 2013, quase 6 anos se passaram, e só posso continuar elogiando. Experimentei 2 outras marcas (este do post, se perdeu num furto de necessaire voltando da Argentina).
Em cada canto que passo, acho meu recipiente específico para fervê-lo e esterelizá-lo (porque o povo ficaria com nojinho de comer um macarrão preparado na mesma panela em que eu fervo o coletor).
Trabalhei por 2 meses costurando absorvente de pano na Artefatos de Pano, e mais alguns anos como consultora na produção. Criamos o modelo com a toalha invertida (por cima) pra diminuir as trocas inteiras diárias (trocando-se só o refil).
E já "catequizei" um punhado de mulher que não podia ouvir falar em ver o próprio sangue.

Fora o fato de eu poder fazer tudo (tudo mesmo) usando o coletor, absorvente é um gasto que não entra no meu orçamento. E que faz as minhas amigas pularem para trás quando me pedem um absorvente emprestado, e respondo que não uso (e não que não tenho).
Os absorventes da Artefatos de Pano

-----

Diferenças de tamanho do LadyCup - Clique Aqui (não gosto muito deste modelo)

Fórum em inglês com informações, dicas e debates das usuárias: http://www.menstrualcups.org/

E outra página com informações em inglês, sobre opções menstruais reutilizáveis:
www.ecomenses.com

E se você está realmente curioso com todo esse tema, deixo o convite para um passeio pelo Museu da Menstruaçao e Saúde da Mulher.

RECICLE SEU CICLO

13 comentários:

  1. Sabe, por conta deste seu post também fiquei com vontade de experimentar o tal "menstrual cup"...
    Muito interessante, não conhecia.
    Vou dar mais uma pesquisada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou usando pela 1ºvez o meu, realmente ele não vaza, não é tão dificil para colocar e tirar, mas.... me incomoda bastante quando estou andando...se não fosse esse incoveniente seria perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Olá Natalie! Primeira vez que venho aqui, tô adorando. Também uso coletor, o Lunette, e achei engraçado ele ser chamado de LunaCup naqueles dois sites que você indicou =). Minha gatinha Luna foi batizada assim em homenagem ao copinho heheheh. Se quiser me visitar... Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  4. Olá Natalie!

    Conheci seu blog através da minha irmã Juliana... Adorei a idéia de possuir alternativas para o absorvente que de fato gera muito lixo e pode se dizer é "um dinheiro jogado fora"... Também fiquei muito interessada em experimentar os "coletores menstruais"! Vou repassar estas informações para minhas amigas... e quem sabe mais mulheres conscientizando-se sobre a geração desnecessária de lixo com o uso de absorventes... Como você conseguiu comprar o seu?

    Se possível me mande um e-mail: gabrielle.matosinho@gmail.com

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Comprei o meu há uns 6 meses e não troco por NADA!
    Uso o MoonCup pequeno, nunca teve nem um vazamento (e olha que dancei Ganganm Style no Kinectic no carnaval, com direito a me jogar no chão e tudo), não tenho que desinfetar o lixinho do banheiro com litros de água sanitária, não tenho que carregar o 'pacotinho' por aí, nem sair correndo pra comprar pacote de absorvente. Tenho o ciclo bem regular, já coloco o coletor antes mesmo de menstruar e esqueço que o bichinho tá lá.
    Meu mundo literalmente mudou com esse pedacinho de silicone.

    ResponderExcluir
  6. Sarah, bem vinda a este mundo!
    Eu brinco que devo ser uma das 10 primeiras usuárias de coletor menstrual no Brasil, e você não imagina que feliz eu fico cada vez que vejo mais uma mulher aderindo ao movimento de autonomia das próprias "regras" com novas regras!
    :)
    Pelo direito de sangrar mensalmente, lavar o útero, sofrer pelo óvulo não concebido, e tirar um dia pra si!

    ResponderExcluir
  7. E o porquê deste post, dentre muitos outros porquês
    http://beleza.terra.com.br/conheca-dez-regras-de-etiqueta-durante-a-menstruacao,b64830f5e0e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  8. paninhos da vovó em versão atualizada....

    ResponderExcluir
  9. Oi Natalie! Tinha lido sobre isso há um tempo, acabei deixando pra lá pela dificuldade de importação e de certeza se o negócio funcionaria. Agora com tantas opções eu fiquei mais confiante. Agora, esse texto do Terra parece com aquelas revistas dos anos 50, mostrando como a dona de casa exemplar deve se portar... afê... o.O

    ResponderExcluir
  10. Hey Mel!
    O Yukki é super fácil de comprar! Se juntar com mais uma amiga então, sai barato de tudo!
    Esse texto do Terra é de doer né? Se precisar de alguma dica a mais, me mande e-mail!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde comprar? como? sou de Porto Alegre e não tenho nenhuma coordenada. se puderem me ajudar, sou grata! abraço. glaciborges@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Glaci!
      A melhor opção será compra pela internet.
      Procure por "coletor menstrual"

      Excluir
  11. Meninas, na Loja do Portal EcoHospedagem temos o coletor a venda!! http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/coletor-menstrual…
    A Loja do Portal EcoHospedagem só vende produtos que tenham alguma relação com a sustentabilidade... e o coletor menstrual não podia ficar de fora. É uma opção prática, econômica e sustentável para as mulheres!

    ResponderExcluir