quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"quem mexeu no queijo"

Homenagem àquele livro best-seller que deve falar de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, e qualquer outra dessas coisas que a classe média adora ler), ontem finalmente encontrei O (ou um dos) colegas roedores que vivem ou visitam com frequência minha casa.
Ao contrário do que pensava, não são camundongos!

Enquanto dava aula de português para Nathalie, alemã que está fazendo o phd dela aqui no IDSM com regeneração florestal, vi o colega rato passando por uma das vigas do teto duas vezes! Arrepiante!

Negro, com cerca de 20 cm de comprimento (só o corpo). Mas naõ deu pra ver direito, o bicho passo como um flash, nas duas vezes! Pode ser um rato urbano (rato preto Rattus rattus), ou um rato silvestre, porque também moramos em uma zona semi-rural, onde há muita vegetação nativa (por sorte).

Mais sobre ratos

Informações sobre as espécies:
www.matar-ratos.com.br/index.php/2008/05

Mas não sei se há muito por fazer! Vivemos numa casa absolutamente propícia a ser habitat de ratos. Temos um gramado lindo e verde! Mas moramos na periferia, ou seja: não há coleta de lixo; os vizinhos jogam tudo pelo quintal; o terreno do lado é
baldio, com mato grande, e sempre cheio de urubus e possivelmente tocas de ratos.

Chega a ser divertido ter que de fato me preocupar com os ratos! Além de tudo, nossa cozinha não tem armários! Tem uma guarda-roupas velhos sem portas que serve como apoio de panelas e tapueres. Em cima dele, espalhei potes com os alimentos! Não existe absolutamente nada do que eu como que não esteja acondicionado em latas, podes, tapuéres ou na geladeira! Nada!


Outro dia vi umas baratas passeando pelas panelas quando cheguei em casa!

Lavar panelas, pratos e talheres, agora é uma tarefa para depois e antes das refeições.

Hoje levo feijão a casa do Léo, meu coordenador e novo amigo, para triturar no liquidificador e fazer a ração mortal!
Tem outras técnicas também:
-Farinha de trigo com gesso (3:1, respectivamente) e um potinho de água perto. Objetivo: entupir o tubo digestivo do rato.

E aí vem a grande lenda! Ratos não gostam tanto asismd e queijo!
Eles preferem grãos açucarados!
O estímulo é maior pelo açúcar que pela gordura. Frutas e bolachas são mais palatáveis que queijo!

Aí que mora o perigo na minha casa!
Segundo a Nathalie, possivelmente o que tem piorado a quantidade de ratos em casa, é a presença de composteira!

Mas se moro num lugar em que não há coleta de lixo, e o papel higiênico, bandeijinha de isopor, plásticos e pápéis engordurados, e outras coisas ficam difícil de gerenciar, como fazer com os resíduos alimentares?

...
O LIXO

O que for sobra de alimentos cozidos, com sal, comida velha, vai diretamente para o pode de Cheidi, que irá se alimentar e cagar isso. Na forma de cocô não há ação de vertebrados, irá ser decomposto por edafofauna do quintal.

Já os resíduos vegetais, de cascas, sementes e tudo o mais que sobra do preparo de uma refeição vegetariana, está indo a composteira. Como o quintal é aberto, grande parte disso é comido pelas galinhas e pintos dos vizinhos. O problema é que uma parte disso pode ser comida pela família rato.

O que é lata, vidro e embalagem plástica, fica guardado depois de limpo numa caixa no fundo de casa! Me recuso a queimar, como fazem todos os meus vizinhos, e eu tenho que inalar aquela fumaça tóxica ao menos 2 vezes na semana. Posteriormente planejo chamar o sucateiro da cidade para vir retirar este material.

Papéis usados mas limpos, estão sendo armazenados na cozinha, e usados para diversos fins! Minha última lista de compra foi feita no verso de uma caixa de maisena. Vou lhe contar que esses papéis cartão de embalagem são ótimos, e serão incorporados a minha vida para sempre.

Plásticos de embalagens (bolachas, macarrão, ...) também estão sendo acondicionados em uma lixeira específica. Eles não são nem recicláveis, nem reutilizáveis, mas entre queimar e guardar, eu guardo!

Aí sobra o lixo que é lixo! Onde sempre a Cheidi vai procurar comida, e não tem onde ser deixado! Queimar? Definitivamente não sei o que fazer!

...

O lixo do IDSM é levado ao lixão da cidade com a caminhonete do instituto duas vezes por semana. Não é feito nenhum tipo de separação.
Estamos falando de instituição que promove o desenvolvimento sustentável.

...

Se eu anular a composteira, vou ter que jogar o lixo no terreno baldio do lado, que é praticamente o meu quintal. Dá na mesma!
O que fazer?
Alguém tem técnicas de compostagem anti-ratos?

...
Cortaram a grama de casa enquanto estive na reserva!
Achei lindo aquele monte de capim junto, estava feliz em ter substrato orgânico para compostagem.
Mas como já disse antes, a piromania é foda!
O Fábio colocou fogo! nos dois montes de quase 1,5m de altura! Perguntei porque, e ele só disse que é porque era muito mato! (?)
...

Começa a bater a vontade de pensar em ambiente e sustentabilidade urbana.

Um comentário:

  1. Save o que mais me adimira em você? A sua naturalidade... eu teria ficado histérica, matado uns 3 vizinhos, tacado fogo no terreno, batido nas pessoas que jogam lixo em local impróprio, cortado a vegetação toda e ainda assim iria ficar sem dormir pensando no maldito rato e iria me mudar pro vigéssimo andar de um apartamento e continuar neorótica.
    Odeio ratos!

    ResponderExcluir