domingo, 11 de janeiro de 2009

Telefonia Celular!

Voltei ao mundo paulista.
Em Tefé tinha ficado com um Vivo antigo, destes sem chip, só para meus pais me enviarem mensagens caso precisassem falar comigo.

Mas a vida em Sampa State a priori tem pedido um celular. Sei lá, parece útil. Ou então desistirei, e tentarei fazer com que os amigos encontrem outros caminhos de se comunicar comigo. Situação a definir-se.

----
Meu pai tem um Plano Claro Perfeito 80, só que no meu nome. Era meu, e quando fui pra Campinas, a mudança do DDD mudou o usuário também. É um plano excelente, em que por R$42,50 por mês tem-se direito a 50 minutos de Claro para Claro e 30 minutos para fixo e celulares de outras operadoras (ambos para ligações locais), além de 5 fotos e 5 torpedos por mês. Se mudarmos a titularidade do plano, perde-se o plano.

Como meu pai é um cara oficialmente de pós-pago há muitos anos, decidi convencê-lo a comprarum aparelho novo, para que eu ficasse com o velho dele, no meu número Vivo.
Há quase 2 anos comprei o aparelho mais barato da Vivo, e me arrependo amargamente por essa porcaria da Motorolla - MOTOFONE F3.


---
Mas vamos às informações relevantes!

No Brasil, existem 4 bandas para que opere um celular: 850Mhz, 900Mhz, 1800Mz e 1900Mhz.
Todas as empresas operam na banda de 900 a 1800Mhz.
Mas a Vivo opera em 850 e 1900 Mhz. Logo, se você tiver um aparelho dos mais simples da Vivo, você nunca conseguirá fazê-lo funcionar como CLARO, TIM ou OI.

O mesmo vale para o inverso. Se você é VIVO, e que usar um aparelho simples que antes era CLARO, ou TIM, ou OI, também não será possível.

Sua única salvação é ter um aparelho Quadribanda.

---
Na Argentina existem 3 operadoras: Movistar (espanhola, do grupo Telefônica), Claro (a brasileira mesmo, que comprou a CTI) e Personal.
Não sei em que bandas elas operam. Só me lembro que todos disseram que um aparelho brasileiro não funcionaria lá, e um aparelho argentino para funcionar no Brasil teria que ser quadribanda.

Tenho um Nokia da Personal (Argentina) para vender.
Alguém interessado?

---
Quanto a mim, sigo com um número Vivo, num aparelho porcaria Vivo, sem saber para onde migrar (agora no sentido virtual da palavra).

E acho que esse lance de desbloqueio e portabilidade está virando é uma vantagem pela metade.

Um comentário:

  1. Não sei se isso ainda tem relevância, mas vamos lá... A Claro (tanto AR quanto BR) faz parte do grupo AMX (América Móvil). :)

    Se não me falha, o Brasil era o único país na América Latina a operar com 900 e 1800 MHz - antes da entrada da Vivo, com 850 MHz. Os telefones vendidos até então eram tribanda, passíveis de roaming em qualquer canto do mundo (900, 1800 e 1900). Por isso é bem provável que um aparelho tribanda funcione na "Arrentina".

    Quer uma boa dica? Nokia 6120 Classic. Dual mode e quadriband: WCDMA 850 e 1800 (3G) e GSM 850, 900, 1800 e 1900. :)

    ResponderExcluir