quinta-feira, 22 de julho de 2010

A qualidade da água de Campinas

Ok, eu sei, faz tempo que eu não escrevo aqui. Explico isso depois...
Hoje já é dia 11 de agosto, então calculem o tempo que não estou demorando pra finalizar um texto! :(

-----

Diz a lenda que Campinas é uma cidade gay, e aos visitantes recomenda-se não beber a água dessas terras.
Pois bem, a lenda tem sim, um pouco de verdade. Ah, e que fique claro que isso não é um texto homofóbico, por favor, quem me conhece saberia.

---
Uma tese foi defendida em 2006 no Instituto de Química, Avaliação da Qualidade das Águas Destinadas ao Abastecimento Público na Região de Campinas: Ocorrência e Determinação dos Interferentes Endócrinos (IE) e Produtos Farmacêuticos e de Higiene Pessoal (PFHP)”. A dissertação está disponível online, para os mais afoitos à pesquisas científicas, a tese está disponível no SBU/UNICAMP.
Resumidamente, após 4 anos de coleta da água potável servida aos cidadãos, foram encontrados os seguintes compostos: dietilftalato, dibutilftalato, cafeína, bisfenol A, estradiol, etinilestradiol, progesterona e colesterol.
Copiando um pouco do texto do Jornal da UNICAMP, vamos a uma
breve análise.

Concentração de hormônios:
  • progesterona (1,5 µg/L),
    estradiol (2,4 µg/L)
    etinilestradiol (1,6 µg/L)

Considerando a soma desses valores, chegamos a um total de 5,5
µg/L de hormônio "tipo" feminino por litro de água de Campinas. Uma pessoa deve ingerir 2 Litros de água por dia, em média. Em um mês, essa pessoa que bebe água de Campinas, possivelmente ingeriu em torno de 330µg de hormônios femininos análogos (0,3 miligramas).
Um anticoncepcional de baixa dosagem de hormônio, como a Yasmin, possui 3 mg de drospirenona e 0,03 mg de etinilestradiol.
Logo, consumindo diariamente 2 litros da água de Campinas, temos 10% da dosagem de etinilestradiol que a pílula Yasmin.

Pode parecer pouco, e possivelmente não há nenhum estudo que venha a provas os impactos destes hormônios nos seres humanos, a dosagem é baixa, e não é do interesse nem da SANASA, que não tem tecnologia para tratar essas substâncias na água, muito menos das indústrias farmacêuticas que querem convencer todas as mulheres do mundo a tomar anticoncepcionais endógenos, sejam eles pílulas, injeções ou adesivos.

Estamos falando de hormônios, mas há resíduos também de outros medicamentos, como os analgésicos (dorzinha de cabeça), anti-inflamatórios (dor de garganta), e anti-térmicos (febrinha qualquer).

Estejamos cientes que diariamente consumimos interferentes endócrinos.
E aí, falando dos tais componentes endócrinos, chamo pra roda a dissertação de mestrado de minha querida amiga, conhecida carinhosamente como Bugia.
Ela vai tratar do caso do Imprinting estrogênico, que é quando, em um macho, o hormônio feminino liga-se aos receptores de hormônios femininos, impedindo a ação dos hormônios masculinos.
Ela matou alguns ratinhos (sorry vegans), pesquisando o efeito de altas doses de hormônios femininos no desenvolvimento dos pênis dos ratinhos. E infelizmente ela chegou a conclusão que "A exposição neonatal ao E2 causa má formação do pênis o que pode estar relacionado à alteração da expressão do AR (Receptor de Andrôgeno) no órgão, nas CML (Célular Musculares Lisas) e endoteliais presentes no mesmo".

A grande ressalva "científica" é que sim, sabemos que os hormônios têm impactos em altas dosagens, mas não há estudos sobre a exposição crônica. Vamos esperar, ou virar cobaias!

--------------
Mas, pra eu não só ficar em um alarmismo sem solução, vamos caminhar.

Sobre o consumo de água: comprar água de galão é uma saída, mas seu custo é muito alto, não recomendo. Sugestão: faça um bom esquema de captação de água de chuva, possivelmente haverão alguns poluentes, mas não serão hormônios nem medicamentos.

Não quero mais poluir!
Pois bem, vamos lá!
Medicamentos: prefira os fitoterápicos e homeopáticos.
Anticoncepção: Camisinha e diafragma para os céticos, Coito interrompido e Tabelinha+ Método Billings para os mais confiantes na mãe natureza.

------------------

É isso! Não é só de CO2 e agrotóxico que a poluição é feita!

6 comentários:

  1. Olá, estava pesquisando sobre viajar para a Amazonia e caí no seu blog. Fiquei feliz por vc ser vegetariana. Estava meio preocupada em passar tres semanas entre Porto Velho e Belém comendo sabe-se lá o que! Imagino que lá eu tenha que comer peixe. Realmente não consigo viver só de frutas e comidas cruas rsrsrs
    Vou pesquisar para ver se tem mais no blog sobre culinária amazonica para vegetarianos. Beijo pra vc e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Eu não recomendaria captação da água da chuva... A não ser que você ache que beber ácido sulfúrico faça bem à saúde :S

    ResponderExcluir
  3. Em Santarém tem um restaurante vegetariano ótimo e barato!
    Vou procurar nos meus cadernos de viagem.

    ResponderExcluir
  4. Ola ! Estava procurando no google como estudar cinema na Argentina e vim parar no seu blog ! Gostaria muito de trocar emails com vocÊ sobre isso, pois não tenho muita informação. Meu email é camilemusica@gmail.com
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  5. Camile,
    eu não estudei cinema na Argentina.
    O que está postado é a informação que tenho, boa sorte na procura!

    ResponderExcluir
  6. Tendo crescido em Barao Geraldo e tomado diariamente a agua dai, ofereco as seguintes evidencias circunstaciais em suporte de sua hipotese: 1)meu irmao virou gay; 2)minha irma teve desbalancos hormonais serios, com pelos nascendo no corpo todo; e 3)meu penis ficou malformado e pequeno (apesar de bem funcional), e desenvolvi seios no peito. Tres vitimas da agua de Barao. Parece que estou brincando, mas nao estou nao. Hoje sou super preocupado com o ambiente que meus filhos vivem para evitar exposicao a contaminantes quimicos. A epoca da inocencia em que eu brincava com Detefon no quintal deixou sequelas.

    ResponderExcluir