terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Beabá de Milão


Milão, capital da região de Lombardia, no Noroeste da Itália, é a segunda maior cidade do país. Aglomera diversos outros municípios ao seu redor, formando uma região metropolitana. A cidade conta com 2 aeroportos , trens ligando às principais cidades da Europa, um importante peso econômico para o país, é quase um local de passagem obrigatória. Torná-lo turístico é uma decisão sua ao querer dar ou não algumas horas ou dia para deixar-se perder pela cidade. Como quase todas as cidades grandes, amá-la ou odiá-la depende mais de você do que da própria cidade. Se quiser dar uma chance, segue um pequeno roteiro do clássico, que não é necessariamente o melhor.



Transporte


Metro
O metrô funciona bem como em quase todas as grandes cidades européias.
Existem diferentes opções de ticket (diário, semanal, etc.) inclusive o unitário. O unitário só vale a pena se você realmente só for pegar o metrô uma vez. Mas todas as informações estão disponíveis no site do metrô.
Tarifas e turismo



Mapa do metrô



Bicicleta
Assim como muitas grandes cidades francesas, Milão permite o aluguel de bicicletas pelos turistas.
Custa €2,50 o dia ou €6 a semana.
Mas atenção: você tem 30 minutos para usar a bike, e devolvê-la em uma outra estação. Passada meia hora, cobra-se 1 euro a hora de atraso.
A bike não é sua, a bike é pública e você pode usar quantas você quiser durante todo o dia, mas por no máximo 30 minutos cada vez.

Na região metropolitana
Se quiser visitar os municípios ao redor, o ideal e quase indipensável é usar o sistema de ônibus (pouco comum aqui na Zoropa). São diversas empresas que fazem o serviço, mas se precisar procurar alguma informação, use a palavra "Pullmann".


Para chegar
Site oficial dos aeroportos, com todas as informações de vôos, regras, e como chegar
Malpensa 1
Malpensa 2
Linate


O que visitar

Como já comentado, Milão, assim como todas as grandes cidades, é uma caixinha de surpresas.
Do pouco que vi

Catedral Duomo
Por mais que seja super turístico é realmente impressionante.
Se quiser gastar, visite as atrações pagas, e conte pra mim. Para tirar fotos dentro da catedral é preciso comprar um bracelete na entrada. Se não, não está autorizado, e por favor, não faça as fotos.
Também é proibida a entrada de pessoas com chapéus e outras vestimentas em geral consideradas inadequadas para igrejas.

Galleria Vittorio Emanuelle
É um edifício lindo, ao lado da Praça do Uomo. Obrigatório entrar, impossível comprar.




Há uma tradição de dar 3 voltas com um pé só (pisando no saco do touro) para trazer boa sorte.




Castelo Sforzesco
Descer na Estação Cadorna ou Cairolli

Tá, esse Castelo não tem nada demais por um lado, mas tudo pelo outro! Adoro os muros cercados de fossas, e o fato de ele estar absolutamente plantado no meio da cidade e ter sido descoberto ao acaso foi uma felicidade bem grande no meu caminho.


E aí, encontrar coisas como essas no meio do jardim... Monumentos históricos, coisas antigas, porém ainda vivas, ali construindo o presente, sendo usadas, e não deterioradas com o tempo.









Navigli
Navigli é um canal em Milão, onde restaurantes charmosos e bons escondem-se em suas margens.
No último domingo do mês pode-se encontrar uma feira de antiguidades no local.

Onde Comer:
Ristorante Alzaia 26
Alzaia Naviglio Grande, 26. Tel: 02-8323526
Fecha as segundas-feiras.
Boa comida, e fornecedores de matéria-prima locais (e muitos orgânicos)



Jantar em um bondinho - Atmosfera
Me senti em um filme do Hayao Miyazaki (diretor do Castelo Animando e Viagem de Chihiro) quando saindo de um evento e vi um bondinho com um restaurante dentro.

Depois procurando as informações, descobri que é a empresa de trem, ATM, quem organiza a atividade, que custa míseros 75 euros. É preciso reservar com antecedência, e pasmem, é possível pedir um menu inteiro vegetariano.

Visitar o quarteirão da moda
E se quiser babar em vitrines bonitas, ou perder o queixo com os preços delas, uma visita a Via Torino e Via Manzoni. Aparentemente, são os árabes e russos que fazem a economia dessa região rodar.



Comidinhas
Tirando as coisas clássicas italianas, em Milano provei Fritelle e chiachieri. Guloseimas de domingo em Milão.




Quem me conhece sabe que pra mim, a melhor maneira de se conhecer uma cidade é caminhando e se perdendo por ela, deixando ela te levar (não sou eu quem passeio, é a cidade que me deixa passear). É lá que você vai descobrir as pequenas coisas.

E se gosta mesmo é de se organizar, aproveite o Site Oficial de Turismo de Milão, aqui.

Agradecimento especial a querida amiga Vale!


Um comentário:

  1. Essas informações práticas são boas demais para futuros viajantes, eu que o diga com suas dicas do uruguai. :). E olha que achei Milano interessante? Num estava na minha listinha italiana não, mas agora tá ;)

    ResponderExcluir