quinta-feira, 28 de março de 2013

As zonas de conflito, segurança, e como saber para onde não viajar.

Fazendo meu trabalho sobre commodities e Angola semana retrasada, me deparei com informações (pra mim) inéditas. A de mapas e comentários sobre zonas de conflito.

Não estou falando que tem maluco pra tudo no mundo (e tem), e nem que as informações contidas nestes sites seja realmente confiável ou relevante, mas fato é, elas estão aí, e podem lhe ser úteis em um planejamento de viagem.

Por exemplo, o site canadense classifica o Brasil como um país com alto grau de precaução, devido às altas taxas de criminalidade e os incidentes frequentes envolvendo "gangues".

Bom, mas pra você, que está querendo ir se aventurar em terras novas.

O site do governo britânico - Clique aqui


No caso deste exemplo, é Angola, e a área em amarelo do mapa, próxima a fronteira com a República Democrática do Congo, é considerada inapropriada para viajar. Você descola informações também sobre saúde, terrorismo, e legislação local. (tudo em inglês)

Site do governo canadense - Clique aqui
Já no site do governo canadense, pesquisando sobre os vizinhos colombianos, o sinal é vermelho.

Acho que nestes sites tem mais conto de terror do que se precisa, mas o tema de segurança e viagem eu volto a abordar em breve por aqui. Vivendo "no estrangeiro" tenho me dado conta do quanto MUITA gente ainda tem medo de ir pro Brasil, volta assustado, e achando tudo meio estranho e violento.

Talvez sejamos nós que nos adaptamos a ficar esperto, trancar o carro, casa, contratar segurança, não andar sozinho a noite, ficar atento a barulhos estranhos, evitar ruas vazias, e viver em um estado de alerta que é tão natural, que nem nos damos conta.

Bom, talvez eu acabe me dando quando retorne à pátria Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário