segunda-feira, 8 de abril de 2013

Stroud & Nailsworth (Gloucestershire)

Passei a última semana entre Nailsworth and Stroud, para participar de um curso absolutamente maravilhoso de ecologia e agricultura biodinâmica, com Dennis Kocek. Foi um remédio para o corpo e um descanso para a alma.

Além da delícia de ciclovia que liga as duas cidades, das boas companhias que fiz pelas estradas (literalmente), da minha melhor semana de Couchsurfing (com o Graham, inglês recém voltado a terra, excelente cozinheiro vegetariano, e dono de uma horta invejável), ao Ruskin Mill em si: um lugar desses mágicos, onde você se sente bem (e em que um belo almoço orgânico e biodinâmico custava apenas 5 libras - R$15,00).

A paisagem bucólica do caminho, e a astralidade da primavera!




Servo e coelho
Faisão

Aí que andando pelas ruas a gente já nota aquela energia de gente mais engajada, pelo menos pensando um pouco sobre o que fazemos, nossos impactos ambientais, econômicos e sociais. Tá bem, acho que estava com saudades da energia de Barão Geraldo e da ação prática do Trocas Verdes.

Fato é que além de todo o bucolismo, achei um bocado de coisas interessantes por lá.

Primeiro, os adesivos nas casas falando de "Food Hub". Não posso ler "food" por aqui que já me interesso. Eis que "googlando" isso, descubro que se trata de mais um tipo de relação produtor-consumidor, e que neste caso, o Food Hub Stroud opera em uma escola aos sábados, ou se o consumidor preferir, pode receber os produtos em casa pelo sistema de entregas (com custos adicionais de transporte). Se não isso, a mensalidade para participar da rede custa 1 libra por pedido, ou 2 libras para o mês.

E parando em um café ao lado de um campo de golfe, em cima de uma montanha, me deparo com outro conceito, o Food Club.  Com o slogan "Local produce, from local suppliers" (Produção local, por fornecedores locais), articulam diversos produtores de Gloucestershire a Cotswolds. É um conceito de restaurante e hotelaria, com alimentos fornecidos por produtores locais (e no caso dos peixes, em parceria com empresas de pesca sustentável, e optando por peixes em geral desclassificados do mercado convencional). Você também pode se afiliar ao grupo, e comprar os produtos diretor dos produtores-fornecedores com desconto.
Em cima da montanha

E lá em Stroud, tem também um ponto de CSA (Community Support Agriculture), que é um conceito de co-responsabilidade entre produtores e consumidores. O consumidor neste caso deve se envolver,  assumir um compromisso de compra junto dos agricultores, que por sua vez, se organizam para conjuntamente oferecerem uma variedade de produtos aos consumidores toda semana. Depois do primeiro mês, o custo mensal do sistema é de 26 libras (cerca de R$80,00), para ter produtos frescos, orgânicos e biodinâmicos toda semana em casa, em uma quantia média para 2 adultos. Neste sistema, os consumidores devem ir retirar os pedidos em um ponto de distribuição (há mais de um), e em Stroud, todos produtores são certificados.

The Ruskin Mill, em Nailsworth

Fora tudo isso, aos sábados, Stroud abriga uma das feiras mais famosas da Inglaterra. Há uma imensa variedade de produtos alimentícios, dos tradicionais, artesanais, aos orgânicos e biodinâmicos, porém achei o custo um pouco elevado. Talvez, tenha a ver com os outros canais de compromisso que já existem (CSA, FoodHub, etc), e que deixa para o consumidor desengajado de fim de semana bancar o preço do risco da não comercialização.

E aí, mudando de assunto, se tiver com um tempo a mais, aproveite para passear pelos canais, e visitar os Mills, moinhos, as antigas fábricas tecelãs da região. É de lá que saíam a maior parte dos tecidos ingleses vendidos nos mercados internacionais por tantos. Felizmente, a cultura têxtil artesanal da região ainda vive.



E foi lá também que ouvir falar da Ecodynamic. É um projeto para construção de equipamentos de tecnologias de geração de energia mais limpas e renováveis. Vem com os princípios do crowdfunding, com a diferença de que o dinheiro investido ter rendimentos, como pequenas ações. É preciso arrecadar 350 mil libras para a compra de duas turbinas eólicas. A compra de ações (investimento) pode ir de 500 libras a um máximo de 20 mil libras por pessoa. No primeiro ano, o projeto garante devolver aos investidores 3% em juros (do valor total investido), 5% a partir do quarto ano, e reembolsar a quantia investida ao final de 20 anos. Pra lá de interessante!

Bom, a ideia com esse texto era só compartilhar um pouco das coisas que vi ou ouvi falar semana passada. E quem sabe inspirar novas iniciativas parecidas por aí.

---

Um mês depois, voltei à Stroud, e me deparei com essa maravilha de lugar chamada Hawkwood. Local fascinante, de agricultura biodinâmica, ensino antroposófico, e palco de muitos cursos e workshops transformadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário