domingo, 16 de fevereiro de 2014

Como chegar ao Peru com as milhas da Gol

A viagem que realizei agora em janeiro para os Andes foi financiada com as milhas de um amigo do meu pai. A questão é que essas milhas eram da Gol, e quem conhece essa companhia aérea sabe que seus vôos para a América Latina são meio restritos.

Há dois caminhos básicos para se chegar ao Peru pela Gol:

  • Por Santa Cruz de la Sierra (VVI), na Bolívia
  • Por Cruzeiro do Sul ou Rio Branco, no Acre.
Na época que fui comprar as minhas passagens, os trechos pelo Acre estavam muito caros, então fiz a ida e a volta pela Bolívia.

Se tiver com tempo, a minha sugestão é ir subindo aos poucos, com tempo, de ônibus, parando, e visitando as atrações locais. Mas se o tempo for curto, segue a rota.

De Santa Cruz de la Sierra à La Paz
Este trajeto pode ser feito de ônibus ou avião.

De ônibus
Em alta temporada (fim de ano, janeiro), a passagem de ônibus costuma custar apenas a metade do valor do avião. A viagem dura cerca de 20 horas, e a estrada é cheia de curvas. Imagine que você irá subir os Andes, de 600 metros de altitude a 4000. Há cerca de 4 horários de saída por dia. Para ir até o centro/rodoviária, pode-se tomar um ônibus, ou negociar a tarifa com um taxista. Uma das coisas legais da Bolivia é que quase toda a frota de veículos terrestres roda a gás natural.

De avião
Na minha agenda, optei por fazer a ida e a volta de avião. O preço gira em torno de 100 dólares.
Basicamente duas empresas operam o trecho:

Amaszonas - Os aviões são pequenos, não há sistema de pagamento pela internet. A reserva pode ser feita online, mas o cartão tem que ser apresentado na hora do embarque. É assim que se faz a averiguação e confirmação do pagamento. Pode-se arriscar comprar a passagem na hora no guichê, e acabar economizando uns trocados.

Boliviana de Aviación - A BoA é uma empresa Boliviana que também opera o trecho La Paz - Santa Cruz de la Sierra. A vantagem é que a compra pode ser feita com cartão de crédito.

Uma das diversões de ir de avião para La Paz é aterrizar no mais alta aeroporto do mundo. A pista lá é mais comprida do que em outros aeroportos, já que a pressão é menor, menos ar, menos atrito para freiar. Porém, essa chegada brusca também acentua os efeitos da altitude. Prepare também as roupas de frio, pois a mudança de tempo pode ser de 30 a 0 graus.

Meus companheiros de aventura, chegando em La Paz



IMPORTANTE!
As taxas de embarque na Bolívia sempre tem que ser pagas no aeroporto.
Ela custa 15 bolivianos para vôos nacionais, e 25 dólares para vôos internacionais, e tem que ser paga em espécie, nada de cartão.
Se o tempo entre a chegada do seu vôo e a decolagem do próximo for de menos de 8 horas, você não precisa pagar a taxa de embarque.
Nas rodoviárias, também sempre é necessário pagar a taxa de embarque.

Sobre Santa Cruz de la Sierra
É uma cidade grande, importante mas que em uma tarde você visita.
No centro de informação turística, a moça responsável disse que os museus não valiam a pena ser visitados.
Faça os mercados municipais, e siga pra próxima cidade, seja ela qual for.

De La Paz ao Peru
Há duas rotas para ir de La Paz ao Peru: Por Copacabana, ao lado do Lago Titicaca, ou Desaguadero.

Indo por Copacabana, você pode decidir parar pela cidade, tirar um ou dois dias para visitar a Isla del Sol, ou seguir direto mesmo para Puno ou Cusco.

Nesse trajeto há uma travessia de balsa pelo Lago Titicaca. O ônibus vai na balsa, e os passageiros vão de barco. A passagem neste barco custa 2 bolivianos.

Se não, a rota por Desaguadero é mais rápida, então informe-se do trajeto antes de comprar a passagem.

Não se assuste se durante uma viagem onde você comprou um trajeto direto você tenha de trocar de meio de transporte inúmeras vezes. De Cusco para La Paz, foram 4 transportes diferentes para mim, piorando a cada parada: de um ônibus semi-cama, para um ônibus onde mal cabiam as malas dos passageiros, e que nem na rodoviária nos deixou, mas em cima de um viaduto a 5 minutos caminhando do terminal.


Migração
Lembre-se também de apresentar todos os papéis nas fronteiras. É preciso sair da Bolívia e entrar no Peru.
Se você estiver viajando com o Passaporte, os carimbos estarão lá, então é só apresentar.
Caso viaje com o RG, é preciso fazer uma cópia do documento de entrada e saída de um país, que ficará retido na fronteira seguinte (no caso o Peru).

Ao lado da polícia migratória tem a máquina de xerox e o cambista, para você trocar as moedas que precisar.

E bem vindo ao Peru!
Mais dicas sobre os locais a visitar nesse trajeto em breve.

--
Para o Peru via Acre, acesse:
http://peruviaacre.com/category/relato-de-viagem/


Esse era o plano inicial.

3 comentários:

  1. Ola, Natalie, parabéns pelo blog! Estarei viajando ao Peru muito em breve e gostaria que me tirasse uma dúvida: Existe algo para atenuar esse mal que as pessoas sentem com a altitude? É verdade que as sensações de tontura, falta de ar e vômito são péssimas, pois me contaram que são horríveis sensações e demoram a passar. Agradeço sua atenção e desejo tudo de melhor!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maitê, bem vinda ao blog! Pode colaborar com suas dicas por aqui também quando você voltar de viagem.
    Sobre o mal de altitude, para mim o primeiro dia foi meio difícil também. É uma sensação de náusea-ressaca-bebedeira.
    O que ajudava muito, muito mesmo, é a coca. O chá é vendido em quase qualquer mercado-quiosque de manhã. Mas se você conseguir comprar as folhas, também vale a pena ter algumas e mascar.

    Acho que depende muito de cada metabolismo como cada um reage, mas hidratação e descanso nos primeiros dias, e você ficará bem. Também não é aconselhado consumir álcool. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Natalie, já sou fã de seu blog, li quase tudo, rsrs... Já estou sonhando com roteiros futuros. Desejo tudo de melhor!

    ResponderExcluir