domingo, 7 de junho de 2015

Romênia - dicas gerais

Romênia em poucas palavras

- GMT + 2 horas (nunca tinha estado tão à leste)
- Leu (a moeda local)
- Cardápio com o peso da comida e dos ingredientes
- Zacusca (salada de berinjela com pimentão e tomate)
- Igreja Ortodoxa

O romeno era uma das únicas línguas latinas que me faltava vivenciar (ainda preciso ir para a Galícia e ouvir o Romanche na Suíça), mas com três dias já consegui aprender algumas palavras. É incrível essa coisa da família de línguas. Em árabe ou em alemão eu não consigo nenhuma evolução se não sentar e estudar. Com as línguas latinas, depois de aprender algumas regras e macetes a língua vem rápido.

E se você quiser se aclimatar antes de viajar, assista ao documentário Wild Carpathia.


Como Chegar
A Romênia está no leste europeu. Faz fronteira com Hungria e Sérvia à leste, Ucrânia ao norte,  Moldávia a oeste e Bulgária ao Sul. Você pode acessar o país com ônibus ou por estradas de qualquer um desses países.

Ônibus
De Budapeste (Hungria) para Cluj, a opção mais barata é pela OrangeWays. No entanto, não espere conforto. Viajei num micro-ônibus durante a noite, apesar de no site a passagem ser vendida como se fosse um ônibus normal e mesmo com poltronas numeradas.
Você pode também consultar o site da Eurolines para outras rotas.

Avião
A empresa low cost que opera na Romênia é a Tcheca WizzAir. Há vôos saindo da Itália, Suíça, dentre outros países.
A empresa nacional chama-se Tarom, mas o preços não são nada acessíveis.

IMPORTANTE: A Romênia é membro da união européia mas não faz parte do território Schengen. É preciso fazer migração da fronteira como quando se vai para o Reino Unido.

Transporte
O sistema de transporte na Romênia é menos eficiente que no resto da Europa. Os trens são antigos, as linhas de ônibus também não são diretas, vão em pinga-pinga, e viajar usando o transporte público é lento, mas gratificante.

Ônibus
Para procurar ônibus na Romênia, viste o site AutoGari. Eles apresentam as rotas possíveis, horários, e duração da viagem, com todas as empresas operando. É muito bom!

Trem
O trem é lento, mas as paisagens são incríveis. Lembre-se de levar comida e bebida para a viagem, pois não existe serviço de bordo.
Clique aqui para procurar trens na Romênia.



O dinheiro
O leu (Lei no plural) é a moeda oficial da Romênia. É preciso tê-la em espécie se você quiser evitar taxas de cartão,
Os bancos abrem às 9 para poder fazer câmbio. Em média, 1 euro compra 4,5 Lei.
As notas são feitas de plástico, como na Austrália.




O que visitar
A Romênia tem uma história diretamente ligada aos romanos (de onde vem o idioma), mas o território passou pela invasão de diferentes povos. O Império Turco-Otomano controlou o território por muito anos. A parte da Transilvânia, foi anexada ao império Austro-Húngaro no século 11. O Conde Drácula (o que ganhou fama de vampiro) foi peça chave na luta contra os turcos no século 15.

A Romênia foi território bastante bombardeado na segunda guerra. Um terremoto assolou o país em 1977, durante o regime soviético. Em Bucareste você nota claramente as avenidas largas e os edifícios majestosos da reconstrução da cidade.

A região da Transilvânia foi colonizada por saxões no século 11 (período de dominação húngara) que  criando uma comunidade alemã na Romênia. No século 15 era uma classe privilegiada, mas hoje é considerada uma minoria no país (desde a unificação da Transilvânia à Romênia). Uma grande parte desse povo foi levada para a Sibéria após a segunda guerra, pelo governo soviético. O atual presidente da Romênia é de origem saxônica.

O Atual presidente da Romênia - Klaus Iohannis


Dá uma olhada no mapa da Europa no século 17 para entender como estava o quebra-cabeça dos reino. Wallachia é o reino que originou a Romênia de hoje em dia.

Ainda sobre a questão étnica, os ciganos ou Romani são uma minoria no país.  e um problema social difícil de ser tratado. Eles foram tratados como escravos até 1850.

Mas sobre o que visitar...

Para visitar o Palácio do Conde Drácula, ir a Brasov e depois seguir para Sighisoara.
Para visitar as montanhas e a Transilvânia, melhor a partir de Cluj Napoca. A Romênia abriga mais de 50% dos Cárpatos.
Vou atualizar esse roteiro com as dicas de minha amiga Romena.





O que comer

Aproveite dos vinhos
E espere o post sobre as delícias da culinária Romena. Que tem muita carne, mas tem também muita opção vegana!

Descubra mais sobre a gastronomia Romena no próximo post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário