quarta-feira, 12 de abril de 2017

Rússia - Informações básicas.

Meu visto D na Áustria, para estudo de alemão, expirou no início de abril. Graças ao bom entendimento austríaco das leis migratórias no território Schengen, sou autorizada a usar o visto de turista na sequência do visto D, que me permite ficar 90 dias na Europa num período de 180 dias. Sem saber das incertezas do futuro, decidi aproveitar as duas semanas de férias do curso de alemão para economizar dias. Liguei pra minha amiga do mestrado Russa, e cá estou, aproveitando a hospitalidade e colocando a conversa em dia.

---
Chegada e Imigração

Comprei a passagem com menos de uma semana da viagem por 170 euros ida e volta (Viena-Moscou), pela empresa S7. O serviço é semelhante ao da empresa espanhola Vueling. Brasileiros não precisam de visto para a Rússia para permanência de menos de 90 dias, basta apresentar um seguro de viagem para o período.

Estou chegando aos poucos. Ainda não troquei dinheiro (no aeroporto, eles pagam 45 Rúbias para cada euro, quando o valor pode se aproximar dos 60). Também preciso ir me registrar no cartório. Todo visitante, mesmo o que fica em hotel, deve fazer o registro de hospedagem no país. A conexão com as redes wifi é complicada. Meu celular e computador não se entendem com os roteadores locais, nem no aeroporto, nem na casa da minha amiga. Possivelmente vou arranjar um chip local para poder facilitar a comunicação nesse período por aqui.


Viena está a uma latitude superior à Viena, e incrivelmente, as plantas percebem isso. Enquanto Viena está toda verde e florida, Moscou ainda está com cara de inverno mal resolvido.

---
Política
A Rússia existe como país desde o fim da União Soviética. A transição do regime socialista para o atual trouxe muitos desafios ao maior país em território do mundo.

---
Geografia

A Rússia tem níveis de organização do território com diferentes autonomias administrativas: Cidades Federais (Moscou e São Petersburgo), Oblast, Krai, Repúblicas e regiões autônomas.
Leia esse post para saber mais.

---
Idioma
O idioma é o russo, o alfabeto é cirílico, e quase tudo está escrito com essas letrinhas que nem todo mundo entende.
Vale a pena entender o alfabeto. Em 2 dias eu aprendi as letrinhas.

X tem o som do nosso RR (Rios, por exemplo).
O N invertido tem som de I.
C é sempre S.
K faz o som de Catarina.
CH é escrito com w
O B faz com de V.
p é o som de R.
o som de P é o símbolo matemático de Pi.




---
Dinheiro

A tarde foi mais movimentada do que imaginava. Começou com câmbio correto. Pagaram 60 Rublos para cada Euro: no aeroporto pagavam 45. Depois pego o endereço, mas fica longe do centro (perto da minha amiga).

Os rublos russos são uma das moedas mais antigas do mundo. Sobreviveram ao Império Russo, a União Soviética e são agora moeda da Federação RussaOs centavos de rublos são os kopeks  (100 kopeks = 1 rublo). As moedas amarelas carregam uma figura de São Jorge e o dragão. A lança é que dá o nome de Kopek. As moedas mais novas, no entanto, levam a figura de uma águia de cabeça dupla. No dia a dia eles chamam as águias de galinha (Kurizça).  Em russo, rublo é рубль.

O texto do blog Brasileiro na Rússia explica bem a questão da moeda na Rússia.


---
Transporte

Moscou tem um sistema de metrô incrível!
Além das estações serem uma atração turística a parte, elas são 185! Sim, 185 estações!!
Uma das linhas é um anel viário circular que dá a volta em quase todo o perímetro da cidade.
O mapa completo está disponível aqui.
Cada trajeto individualmente custa 55 rublos, mas é possível comprar um cartão com 20 por menos.
Preços (não atualizado) aqui.


Por hora, é isso minha gente.
Em breve tem mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário