segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Amlou, a Nutella Marroquina

Há duas semanas comecei um estágio em território marroquino, terras longínquas para nós brasileiros, rodeadas de mitos e memórias sobre o velho mundo, mas que muito, muito pouco conhecemos.

Começaremos as andanças por esta terra com o Amlou (املو), minha comida local preferida, e típica da região onde estou, Souss-Massa-Drâa.

Trata-se de uma pasta feita a partir de amêndoa, óleo de argan, e mel, sendo que em algumas receitas, este último é dispensado. A cor é de um marrom claro, com uma textura que varia conforme o tamanho da moagem das sementes. O preparo é artesanal, moendo-se as amêndoas, e adicionando o óleo e mel.

O Amlou se come geralmente com pão, Baghrir, ou M'ssemmen. O produto decanta, e é preciso misturar o óleo à pasta de tempos em tempos, como no Tahine.

Meu café da manhã clássico: Baghrir com Amlou, pera e chá com hortelã

O sabor é forte e autêntico, mas absolutamente delicioso.
Nos Souks, como são chamados os mercados populares do Marrocos, custam em média 100 Dirhams o quilo (cerca de 9 euros), onde são vendidos a granel. As cooperativas, que trabalham com rótulos , produtos certificados e embalagens já fracionadas, acabam praticando preços de 30 a 50% superiores ao do Souk.





"Amlous" vendidos aqui na loja da Maroc Taswiq.





A palavra "Beldi", em árabe, quer dizer tradicional














3 comentários:

  1. Hum.... que vontade de experimentar!! ^_^

    ResponderExcluir
  2. Je l ai pas connu. Il faut retourner la-bas, ;) ps. J ai reussi comprendre ton article en portugais Nat!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coucou Alina!
      Le portugais est facile!
      :)
      Il faut absolument goûter l'Amlou.

      Excluir