No Pão de Açúcar...
...a onda verde já chegou.
A velha sacola de lona, aposentada no fim dos anos 90...
... é substituída por belezuras do século 21,
...Com direito a prateleira especializada.
Se liga que a moda é ser "ambientalmente correto"
Em Brasília a moda é lei.
A Lei nº 4.218/08 publicada no Diário Oficial do Distrito Fereral de 19 de Outubro de 2008, determina a substituição do uso de sacolas tradicionais no comércio por opções com maior vida útil, com 36 meses para se adequarem.
Mas a militância já faz sua parte...
Garoto no Carrefour de Manaus
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental
Correio Braziliense
---
-Não precisa sacolinha
-Mas pra carregar...
-Eu levo na mochila. (ou "ponho na sacola", apontando pra baixo)
-Mas vai sujar, fica muito pesado.
-Não vai não
-Mas por que a senhora não usa?
Antigamente minha resposta era?
-Já tem muito plástico no mundo
ou
-Não quero que meus filhos morram sufocados por sacolas plásticas~.
E agora:
-ISSO É TÃO RUIM QUE EM BRASÍLIA EM 3 ANOS VAI SER CRIME USAR ISSO.
---
Que a moda se replique!
Este blog é um depositário das minhas andanças e olhares pelo mundo. Com um punhado de informações para viajantes desavisados, e algumas opiniões pessoais sobre o mundo. Também algumas das minhas experiências em tentar ser uma pessoa mais frugal. Boa viagem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tenho saudade de quando eu ia no mercado e os sacos eram daqueles de pão. Minha grande questão é que as sacolinhas de mercado sempre foram reutilizadas para colocarmos em nossos lixinhos de pia. Quando somem as sacolinhas de mercado, começa o consumo de sacos de lixo -o que acaba dando no mesmo.
ResponderExcluirAqui na Europa, e seu Estado de Bem Estar Social, eles vendem as sacolinhas por 6 centavos, o que faz com que o gasto se reduza. Compramos uma sacolona de feira para fazermos as compras, mas na primeira compra de mercado fez-se necessário comprarmos aqueles sacos de lixo pretos e azuis, de variados tamanhos para colocar nos lixinhos de banheiro e de pia.
Aqui, eles separam o lixo - mas também são os que mais gastam e produzem copos e embalagens de plástico. Ainda prefiro a lei da caneca!!
Nas bibliotecas, há aquelas máquinas de café que você põe uma moeda e ela te prepara o café. Meu consumo de copos de plástico aumentou absurdamente por conta dessas máquinas. Já que não existe cantina nem copo de vidro, acabo por usar pelo menos uns 7 copos de plástico por dia no período em que fico na biblioteca.
ResponderExcluirPois é: eles reciclam, mas são os que mais fomentam a produção e o consumo dos copos de plástico. Ainda prefiro a lei do vidro...
cedo ou tarde as pessoas acordam
ResponderExcluir