segunda-feira, 11 de março de 2013

Telford


Telford é meu novo lar por 4 meses (faz 3 semanas já). Depois de 6 semanas na Itália, é preciso dizer que o choque foi grande. A falta de centro, a falta de gente na rua, a falta de alma. Mas o sábio provérbio "o tempo tudo cura" já esta surtindo efeitos na adaptação por aqui.

----
No livro Shire County Guide - Shropshire, Lawrence Garner descreve Telford com essas palavras:

"Occasionally one passes trough old-established centers with a bustling like, but more often the town is glimpsed as a series of isolated developments scattered among grassed-over spoil heaps. (...)
For the visitor interested in sociology, there's much of interest here, but visual pleasures are rare."
-----

A história toda para a fundação da cidade vem de 1960, em recriar uma cidade onde antes havia uma mina de carvão mineral, e a terra era inapta para a agricultura. Uma nova cidade, seria a solução, e a população que encheria essa nova cidade viria da zona conurbana de Wolverhampton e Birmingham. A questão é que uma crise econômica em 1970, a cidade, que tinha previsto ter 250 mil habitantes, até hoje não atingiu a metade disso. 

Os povoados que compõem Telford são Wellington, Hadley, Dawley, Oakengates, e Madeley.

Apesar dos pesares, a área antes deteriorada foi recuperada, antigas casas foram restauradas, um parque urbano foi criado

Das coisas imperdíveis citadas no livro, estão Ironbridge (primeira ponte em ferro do mundo) e como prédio mais interessante, a velha igreja de Madeley (de 1700), ao Sul de Telford.

----
Pela região, fala-se de Shrewsbury (onde há um castelo).
O berço da revolução industrial foi por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário