Hoje visitei em Ludlow, um centro de comercialização de produtos locais.
Segundo a história, há alguns anos uma grande fazenda decidiu fazer uma loja de produtor, mas inovar um pouco, processando a carne, o leite e outros produtos aos olhos do consumidor. A ideia se ampliou, e assim se fundou o Ludlow Food Center. Bastante movimentado, considerando que está em Shropshire, o "condado" menos povoado da Inglaterra. E é aí que trabalha o melhor açougueiro da Inglaterra (pra quem o gerente de marketing está cruzando os dedos para que ganhe também o concurso internacional em algumas semanas, na Alemanha).
Apesar da excelente ideia, os preços não caberiam na maioria dos orçamentos, e o público que aí frequenta deve ser dos mais seletos.
Antes disso, fomos visitar um pequeno vinhedo na Inglaterra. Isso mesmo, vinhedo na Inglaterra. As prerrogativas de aquecimento global e mudanças climáticas fizeram muita gente apostar nas uvas neste país em que sol e calor quase não dão as caras.
Se em 2006, a colheita foi boa, desde então a produção tem diminuído, e o futuro vive na esperança de tempos melhores (literalmente, com mais sol e menos chuva no verão). Além disso, as tarifas e impostos em bebidas alcóolicas no Reino Unido são tão altas, que o preço do produto vai lá pra cima (mesmo quando a produção cai).
É, no Reino Unido, fazer queijo e cortar bife localmente é mais fácil que transformar água de chuva em vinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário