Organizando viagem e olhando para mapas de exportação e produção de commodities comecei a estranhar o tamanho das coisas. Eu lembrava sobre o tema de projeção do mapa mundo nas aulas de geografia, mas não tinha me dado conta do tamanho da distorção.
Este é o mapa mundo que costuma aparecer por aí, a Projeção de Mercator.
|
Projeção Cilíndrica de Mercartor |
Olhando para ele, a gente fica achando o Brasil até pequeno. E a América do Sul quase do mesmo tamanho que o continente europeu.
Olha o que acontece quando migramos para a projeção de Peters.
|
Projeção de Peters |
Pois é. África e América do Sul ganham uma importância territorial significativa.
|
Comparação das áreas dos continentes usando as duas projeções. |
É algo banal, mas não se esqueça disso ao pensar as suas viagens ou olhar para o mercado internacional e propostas de desenvolvimento para o mundo. Não se iludam!
Se quiserem saber mais:
Educação UOL
Info Escola
Geoprofessora
In English
agora sim!
ResponderExcluirquem é esse tal de Mercartor? enganando-me desde a infância, rsrs
Nossa Natalie, como estou feliz com isso! como és grande nossa América.
Valeu! abração
Pois é querido Oliver. Não sei muito sobre Mercator, só que era europeu. heheh
ResponderExcluirHá uma questão técnica de transformar uma esfera em algo plano, e aí os pólos ficam distorcidos, maiores do que realmente são. Nada grave para a forma das coisas.
Mas na verdade, na projeção de Mercator, quanto maior a latitude, maior a distorção. É que no hemisfério sul, com exceção da Antártica, todas as terras estão fora do Círculo Polar, enquanto no Hemisfério norte, todos os continentes são cortados pelo Círculo Polar Ártico.
Nos anos 70, Peters vem com este novo modelo, em que a partir de uma distorção das formas se chega a uma melhor representação em área.
Realmente, ele muda tudo na hora de ter uma visão global das coisas.
E que bom ter você passeando por aqui!
entao por que nao se muda o mapa se ja sebe que esse e mentiroso?
ResponderExcluirSão representações do mundo, mesmo a projeção de Peters distorce o formato dos continentes.
ExcluirNos meus trabalhos e apresentações, eu tenho escolhido a projeção de Peters. É tudo o que podemos fazer.
Não se muda, 1o por uma questão de tradicionalismo, já que a de Mercator acabou virando a oficial. 2o e talvez mais importante, porque essa projeção já foi criada com "segundas intenções", digamos assim. Pense nos países que estão no hemisfério Norte e em latitudes maiores, não seriam todos eles o famoso clubinho dos desenvolvidos?! Pois então, até nisso... Ou, principalmente nisso, eles se preocupam em se impor perante o resto do mundo! O que seria de se estranhar seria eles usarem em pleno século XVIII uma projeção onde eles seriam representados com área muito menor, em baixo no mapa ao invés de em cima, e com a Europa não no centro, mas numa das pontas, projeção essa que existe e há muuuiito tempo!! Coisas desse nosso planeta humano, agora pra mudar isso, já era.. :/ :)
Excluir