quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Crocoparc Agadir (e a taxonomia do Crocodilo do Nilo e da África do Oeste)

Agadir é uma cidade litorânea, "capital" do óleo de argan, balneário tanto de marroquinos no verão, quanto de europeus no inverno. Dentro da indústria do turismo, foi recentemente criado um parque temático sobre crocodilos na cidade.

Crocopark, uma fazenda de crocodilos do Nilo (Crocodylus niloticus) que funciona como um zoológico/parque de atrações. A justificativa do empreendimento é . Segundo eles, é uma espécie em extinção, e por isso estão fazendo um bem em mantê-los ali em cativeiro.

A realidade no entanto, é outra. O crocodilo do Nilo pode ser extremamente problemático enquanto espécie invasora. Há relatos na Flórida da presença da espécie e competição com as espécies nativas. Este risco também existe em Agadir.

O crocodilo da África do Oeste (Crocodylus suchus), também conhecido como crocodilo do deserto,  seria o espécime nativo do Marrocos, que deveria estar presente nesse parque caso a intenção fosse repovoar ecossistemas do país. Essa era a espécie também usada em mumificação no Egito. Essa espécie é mais dócil do que a do Crocodilo do Nilo.

Até 2011, as duas espécies ainda não estavam formalmente separadas taxonomicamente, possível razão para a escolha da espécie do parque.

O parque fica nos arredores de Agadir, mas é possível ir de carro ou táxi até o local. A entrada custa por volta de 10 euros (120 DHS).

Crocodilo do Nilo no Crocoparc Agadir


Nenhum comentário:

Postar um comentário