segunda-feira, 30 de junho de 2008

Questões Climáticas

No dia 21 de março, sexta-feira santa, La Plata teve um alerta metereológico e foi atingida por uma forte chuva de granizo, com pedras de 5 a 8 cm de diametro. A destruição foi massiva, telhados quebrados (e infiltração), muitas, mas muitas janelas e vidros quebrados, e carros com vidros marcados e lataria amassada.
No "sábado de aleluia" se via a destruição nas ruas. Vidros quebrados, plásticos colados na janela para impedir o vento, filas imensas nas vidraçarias.

Estufa da Faculdade de Agronomía
Neste domingo, na volta de Buenos Aires depois de ter deixado Camila e Kaiser no hostel Down Town Mate, conheci dois caras de Dourados que desde a chuva de granizo moram em La Plata. Trabalham com MArtelinho de ouro, e estão ajeitando os carros por aqui. Me contaram que fazem isso sempre, e a vantagem é ganhar em dólar. Ficam na espera de uma chuva de granizo em algum lugar do mundo para juntar uma grana e arrumar o estrago.

Pára-brisas de um carro

Três meses depois dessa chuva, tem muito teto ainda sem arrumar e vidro sem trocar. Nem sempre o orçamento dá conta.

Três semanas depois, tivemos um problema não tão climático... Começaram a queimas os pastizais de Entre Rios, e veio uma nuvem de fumaça para toda a região da margem sul do Rio de La Plata. Parece neblina, mas na verdade vivemos muitos dias num grande defumador.

La Plata - 18 de Abril, 9 a.m.

A primeira névoa passou em 4 dias, e 3 dias depois voltou. Muita gente doente, internações de doenças respiratórias, roupas cheirando a churrasco, e efeitos especiais nas aulas com datashow. Era possível ver os feixes de luz.

Em maio começou a baixar as temperaturas. Estou acostumada agora com máximas de 15 graus, e felizmente as mínimas ainda não passaram de zero. O problema nesta região, é que é muito úmido, e a sensação térmica pode ser pior do que se está em uma temperatura mais baixa mas mais seca.

Não chega a chover, mas há dias em que a neblina toma conta da paisagem, e o ar se condensa molhando tudo. Lavar roupa pode ser uma tarefa árdua!

Plaza Moreno (La Plata) - 28 de Junho
São as gotinhas de água condensadas!

Ao menos agora tenho um saco de dormir para -12/-18 graus, e com isso espero não morrer de frio no meu caminho de encontro ao frio. É possível que vá a Bariloche.

3 comentários:

  1. Im-pressionan-te! Barbaridade, guria!

    Boa sorte, suspeito que vá precisar.

    ResponderExcluir
  2. a raquel comentou sobre as chuvas de granizo, mas eu não imaginava que era assim...
    eu não sabia da "neblina"

    ResponderExcluir