segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bicicletas, Grupos e Iniciativas!

Primeiro que faz tempo que eu havia ouvido falar da Ashoka, e nao sei porque ainda nao tinha entrado na página e conhecido de perto o trabalho deles.
"A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no trabalho e apoio aos empreendedores sociais - pessoas com idéias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Criada há 25 anos pelo norte americano Bill Drayton a Ashoka teve seu primeiro foco de atuação na Índia. Presente em 60 países e no Brasil desde 1986, a Ashoka é pioneira na criação do conceito e na caracterização do empreendedorismo social como campo de trabalho. Após identificar e selecionar o empreendedor social, a Ashoka oferece uma bolsa mensal por três anos para que ele possa se dedicar exclusivamente ao seu projeto e contribui para a sua profissionalização provendo serviços como seminários e programas de capacitação."

Quem sabe um dia eu consigo essa bolsa. Informaçoes do processo seletivo estao aqui.

Simultaneamente, minha idéia de integrar os grupos de bicicleta do Brasil e da América do Sul, começada ao poucos com uma página no multiply.
Essa semana chegou ao cicloviavel um e-mail do grupo chileno Ciudad Viva para que enviássemos nossas informaçoes para um cadastro dos grupos trabalhando com bicicleta na América do Sul.
Quatro pessoas estao coordenando o SUSTRAN LAC, Sustainable Transport Action Network, para América Latina e Caribe. O projeto visa ampliar o transporte a traçao humana na América do Sul e Caribe, e neste momento está contactando todos os grupos por e-mail, para que preencham uma ficha de cadastro.

Nestas buscas internéticas, encontro também uma página que se chama Escola de Bicicleta. É um site em formato de livro. Informaçoes extremamente relevantes.

Na Espanha, mais presisamente Catalúnia, encontrei o grupo BiciFamiliar! A página pode ser lida em espanhol ou catalao. A iniciativa vem de pessoas que eram ciclistas e usavam bicicletas no dia a dia, e queriam alternativas para seguir com seu cotidiano em família!
Vendem produtos geniais, entre eles o FlexSun, um tipo de toldo que protege do sol (e possivelmente da chuva) além de ser extremamente colorido e contribuir para que a pessoa possa ser vista.

FlexSun (foto da página)

Essa mesma empresa-organizaçao, comercializa um sistema para transporte de crianças chamado followme.A idéia é que o pai-mae tenha o filho sempre próximo, mas ao mesmo tempo o pequeno nao tenha que pedalar todo o tempo. A criança pode pedalar, mas se estiver cansada, o progenitor pode carregá-lo de maneira confortável.

Ainda com as bikes, olhando as recomendaçoes de senhorita Lou, encontro o Hospitality Club de ciclistas: Warm Showers. Roger e Randy sao as pessoas que autorizam o ingresso. Acho importante dar nome a eles (daria caras se tivesse as fotos). Sao pessoas comuns com iniciativas pequenas, e que sao absolutamente fantásticas!

E no meio disso tudo há também os patins! (O Zé Lobo, do transporte ativo, é casado com Érika Cordeiro, patinadora e promotora dos patins como meio de transporte urbano). É um parenteses, por isso entre parenteses.

Cito aqui o ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), fundado no ano em que eu nasci, 1985. Tem uma equipe trabalhando em todo o mundo. O que eu acho " fantástico" am algumas páginas que trabalham na América do Sul é o idioma: ingles. Na sei se sao projetos para os sul-americanos, ou se é mais uma dessas práticas neoneocolonialistas em que o homem desenvolvido e civilizado do primeiro mundo baixa as terras onde predomina a pobreza e a desigualdade e trazem a soluçao para o nosso problema. Os projetos do ITDP para a grande Sao Paulo e México podem ser lidos em ingles. Tá aí mais uma das coisas que eu acho que é pra gringo ver, nao pra latino participar.

E pra quem tiver tempo, leiam o americano John Forrester.

Eu ando com dificuldades em definir por onde começar. Em separar profissao de açao.

3 comentários:

  1. Oi Natalie, tudo bem? Vi seu comentário no meu blog, gostaria de entender melhor a idéia e saber como posso te ajudar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Só pra você acreditar que funciona: vi muitos followme na Holanda. Mas nenhum sunflex...
    Outro lugar que tem a ver com bicicleta e rotas cicláveis é o bikely.com
    Eu calculo as distâncias que percorri por ele. Talvez um dia compre um ciclocomputador que faz isso sozinho...

    ResponderExcluir
  3. Adoro bicicleta, alem de fazer bom pra saude tb faz bem ao planeta e não polui!

    ResponderExcluir