terça-feira, 22 de julho de 2008

Seguro de Saúde de Viagem

Quando se faz uma viagem ao exterior, a maior parte dos países que nao fazem fronteira com seu país natal pede um seguro de saúde para o período em que for permanecer em seu território.
Por sorte, quando fui para a Europa nao me pediram nada, e também nao me aconteceu nada. É uma tentativa de evitar que o Estado tenha que bancar um serviço médico público e gratuito a um estrangeiro, além das demoras e filas que podem haver para um atendimento de emergencia.

Sao muitos os preços, coberturas, e empresas que operam seguros de saúde internacional. Se voce vai ou nao fazer um antes de viajar, vai depender das exigencias migratórias ou de como voce pode se virar caso de passe algo grave (se tem muito dinheiro guardado, ajuda familiar, ou vai esperar o atendimento médico gratuito do país em que está).

Pode nao acontecer nada (o melhor), e voce perdeu um dinheirinho que podia ter gastado em outra coisa. Pode rolar um resfriado, mal estar, virose, etc., e ao invés de voce esperar na fila de um hospital público, ligar e esperar que um médico venha te ver. Ou pode acontecer algo grave (acidentes, lesoes, apendicites, etc.), e voce estar totalmente sozinho em um lugar desconhecido, e onde um bom tratamento irá de custar muito. Um exemplo de coisas que podem fazer terminar sua viagem se voce nao tiver assitencia médica internacional, é um pé quebrado.
Por sorte Lou tinha um seguro, e seguiu sua viagem. Aqui estao as aventuras de seu pé direito.

Se voce precisa fazer um seguro de saúde-assistencia médica internacional, verifique estes:

ISIS - Serviço comercializado no Brasil exclusivamente pela STB - Studen Travel Bureau. É o plano de assistencia que eles vendem para os programas e serviços que comercializam. Foi o que usei quando fui trabalhar na Disney pelo International College Program.

MIC - O Medical International Card é comercializado por diversas agencias de turismo. Paguei 100 dólares em uma cobertura de 4 meses na América do Sul. Conseguimos um bom desconto
por estarmos em um grupo de mais de 15 pessoas.

Uma outra possibilidade é também fazer um seguro de vida do Banco do Brasil, que na verdade é da Aliança do Brasil. Sai relativamente barato (pago R$13,00 por mês), e dá uma cobertura de seguro de saúde de viagem nos 3 primeiros meses de uma viagem para o exterior. Aqui está o contrato de seguro. "O âmbito territorial de cobertura é o globo terrestre." Assim que nada de foguetes e viagens interespaciais.
Semana passada tive tosse e febre, e resolvi chamar o seguro para ver se poderiam me atender. Liguei para a central no Brasil, que me transferiu para a central Argentina. Eles me pediram um telefone, e no dia seguinte agendaram a visita de um médico que chegou em minha casa na hora combinada. O atendimento é feito por algum serviço médico da cidade onde está. Em La Plata, foi um serviço da UDEC. Após o atendimento, eu assino uma folha dizendo que eles estiveram aqui.

O estranho foi no dia seguinte, sem que eu tivesse ligado, aparecer outra vez um médico em minha casa. Achei estranho, mas aproveitei para ver se teria um outro diagnóstico. Tosse e febre poderia ser algo pior. É virose mesmo, e outra folha assinada.

No terceiro dia, outra vez a campainha. Estava saindo para fazer uma prova, terminando de me vestir, e nao atendi, mas tenho a sensaçao de que eram eles de novo.

Papel de atendimento + minha assinatura = dinheiro do seguro de saúde
Como nao sou eu quem paga, acho que eles queriam aproveitar para levar uns trocados do meu seguro de saúde.
É, tem espertinhos por todos os lados, dentro de qualquer fronteira!

Para a Áustria: Klemmer tem bons planos.

Um comentário:

  1. https://www.moneysupermarket.com/travel-insurance/enquiry/details?qr=33358821&rid=3020054546

    ResponderExcluir