Enfim, eu sei que estamos na era do aviao. Que quase ninguém está disposto a passar horas em um onibus ou trem para se deslocar de um lugar pra outro, agora que os bilhetes aéreos sao muito mais baratos e acessíveis que antes.
Mas eu gosto de sentir a distancia, de ver o tempo passar, a paisagem mudar. De ver as pessoas que viajam, conhecer os deslocamentos.
Os aeroportos tem um ar de teletransporte, sao lugares que nao existem, que nao dizem nada do espaço que representam. Sempre iguais, com os mesmos cafés expressos, lojas de revistas, bancas de souvenirs de luxo (ou com preços o mínimo duas vezes maior que em qualquer loja fora dali).
Gosto do ar de chegada e despedida que tem. Mas a burocracia, o check-in com antecedencia, os personagens do mundo aéreo todos iguais, com seus uniformes padroes em que apenas as cores dos uniformes mudam.
Para sair de Sao Paulo há duas empresas de onibus, uma argentina e outra brasileira.
Os onibus de viagem intermucinipal argentinos sao incomparaveis aos brasileiros. Tem poltronas grandes, bem reclinadas, e muitas vezes (quase sempre) servem refeicoes já incluídas na passagem.
A empresa brasileira Pluma chega a Buenos Aires com saída de distintas cidades do Brasil.
Já a argentina Crucero del Norte, que recomendo sem nenhuma crítica, tem uma frota ligando distintas cidades do Brasil, a distintas cidades da Argentina.
O maior problema é que as tarifas sobem acompanhando a inflaçao que rege todo o país.
Em Março, paguei 300 pesos no trecho Sao Paul-Buenos Aires. Agora custa $325.
O önibus sai de Buenos Aires diariamente as 20h30 e de Sao Paulo as 23h. É necessário chegar uma hora antes. A compra da passagem pela Internet tem algum tipo de desconto.
É oferecido um café da manha e uma refeiçao pela empresa. Na ida de Sao Paulo, a refeicao é servida em um restaurante da empresa em território argentino, com direito a prato vegetariano (no meu caso), vinho, refrigerante, paezinhos, espumante e sobremesa!
Essa mesma empresa faz transporte para o Paraguay.
Para ir da Argentina para o Chile ou Perú, uma empresa possível é El Rápido Internacional.
De Buenos Aires para Lima(Peru), saem onibus aos domingos, terças e sextas por $473 pesos argentinos. A viagem dura 4 dias.
Este blog é um depositário das minhas andanças e olhares pelo mundo. Com um punhado de informações para viajantes desavisados, e algumas opiniões pessoais sobre o mundo. Também algumas das minhas experiências em tentar ser uma pessoa mais frugal. Boa viagem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tinha visto a Pluma pra ir, mas o avião é tão mais rapido.. acho que acabarei indo de avião mesmo, to programando pra setembro ou outubro a ida.
ResponderExcluiré, o aviao é o mais p´roximo que chegamos do teletransporte!
ResponderExcluirGeralmente, o corpo chega antes da cabeça no lugar.
Se posso optar, vou pelo chao!
oi tudo bom naty ...quero fazer te uma pregunta .....tou viajando a chile pela cruzero y gostaria saber cuantas veces en terroitorio brasilero tibe un lanchinho , cuantas horas hasta salir do brasil ? da algumas paradinhas para comprar alguna coisa ?
ResponderExcluir