sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Equipamentos - Rede (hamaca/ hammock)

As redes, tradicionais camas de alguns grupos indígenas, hoje são alternativas de dormida para viajantes e item quase obrigatório de uma mochilada pela Amazônia.

Um novo produto (e de origem nacional) são as redes e equipamentos para rede da Kampa. Fora a própria rede, eles tem acessórios interessantes como tela mosquiteiro, uma cobertura contra chuva, e fitas para fixação da mesma em distintos tipos de superfície.

O preço é um pouco salgado, mas a qualidade, peso, e comodidade podem valer o investimento.

Para os viajantes que chegam às capitais da Floresta Amazônica, redes de nylon, algodão, tear, crochê, bordadas, lisas, estampadas, pequenas, de solteiro, de casal, podem ser compradas com diversos vendedores ambulantes em barraquinhas nas praças e na região do porto.

Elas são quase todas produzidas no Ceará, mas usadas mesmo e item indispensável, na vida de quem vive ou viaja pelos rios amazônicos.

Os preços dessas podem variar conforme o material, o tamanho, e a boa vontade do vendedor, mas algo em torno de R$15 a R$40,00.

-As de Nylon, apesar do peso e volume pequenos, não absorvem o suor (fica melando) e fazem barulho com qualquer tipo de atrito.

-As de algodão feitas em tear são as mais bonitas. Se forem leves, as fibras usadas podem ter baixa resistência e com o peso romper te levando ao chão; as de fibras resistentes serão mais pesadas, porém garantidas.

-As de algodão industrial (como se fosse um pedaço de tecido cortado, costurado, e com alças de sustentação), geralmente são feinhas e com decalques bregas. Mas são relativamente leves, resistentes e permitem troca de calor.

-Muitas tem barras de crochê bordadas para decorar e dar caimento à rede.

Fica a seu critério escolher o que te cai melhor.



Também é possível comprar telas mosquiteiro de rede Made in Ceará, nas cores rosa bebê, amarelo, e azul calcinha. Elas tem uma vedação razoável, e tem que ser fixas nas cordas de sustentação com um nó ou um elástico (não incluído no produto).
Em setembro de 2008 estava em falta com os vendedores ambulantes.


Rede resolvida, mas ainda não dá pra dormir. Se não for ficar em uma casa com ganchos de rede nas paredes, é preciso ter cordas (ou as fitas da Kampa) para prender sua rede. Pedaços de cordas para amarre também são vendidas pelos comerciantes ambulantes das redes e mosquiteiros.

Dicas finais:
-Redes estreitas não são confortáveis para dormir. A melhor maneira de dormir na rede é atravessado diagonalmente nela, de modo a não curvar sua coluna. Com uma rede estreita você não diagonaliza o corpo, e vai fazer o U com sua coluna.
-Redes de casais são legais, mas dormir de conchinha muitos dias no calor de uma rede pode-se tornar desconfortável.
-As redes de cordas de nylon trançadas são as mais práticas de transportar, e as piores para dormir. Atento se não quiser apoiar sua pele em apenas alguns pontos, e acordar parecendo tabuleiro de jogo de xadrez.
-Just enjoy it! Redes são bem confortáveis, e quando não em viagem, ótimas para ler um livro, tirar um cochilo, e hospedar visitas em casa.

8 comentários:

  1. Natalie, achei teu blog por acaso quando buscava os passos pra pedir a residência precaria aqui por terras argentinas!
    Sou de Manaus e desde o começo do ano tô em La Plata...que mundo o nosso né?
    Tu estás andando pela amazônia?! ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa Luciana!
    Que doideira! Como está a vida em La Plata, estudando por aí? Eu fiquei 5 meses na Facultad de Ciencias Agrárias y Forestales.
    Chego amanhã em Manaus!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Natalie, pq vc nao pede um emprego lá no osiris?!

    ResponderExcluir
  4. Meninaaaa, leva minahs saudades pra minha terra!
    Pois é, vim me apresentar a uma bolsa de doutorado para latinoamericanos que o CONICET dá, saiu e vou ficar pelo menos por uns 3 anos mais!
    O que tu vais fazer em Manaus? Trabalhar no INPA ou algo assim? Volta pra cá ainda?
    Se precisa de qualquer ajuda aí me avisa!

    ResponderExcluir
  5. natalie, faz tempo que não escreves por aqui... teu blog é tão legal, escreve, vá!

    ResponderExcluir
  6. O titulo do TCC é "O mundo das celebridades: A fama no século XXI".

    Acho que em outubro finalmente conheço Buenos Aires, torça por mim, rs

    Bjs
    Mayra

    ResponderExcluir
  7. Já pensou em ganhar dinheiro e escrever um livro em que desse dicas de viagem?

    Como anda a vida?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho essa rede da Kampa desde 2003. Valeu cada centavo porque ja rodei meia America do Sul e ela continua inteira.
    Seu Blog é cool.

    Andre Tré

    ResponderExcluir