sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De onde vem a eletricidade?

Nos grandes centros do sudeste, onde eu a maioria dos mortais que lêem este blog viveram, a eletricidade faz tanta parte da vida como respirar.

Computadores, geladeiras, TV, máquina de lavar, liquidificador, ventilador, ar-condicionado, luz (sinônimo para eletricidade) e chuveiro!

É curioso falar disso. O Brasil deve ser o único usuário de banhos quentes aquecidos in loco pelo aquecimento de uma resistência à base de eletricidade. Já em outros países, como EUA, o banho se aquece no gás, e a comida na eletricidade do microondas ou do próprio fogão.

Matriz energética ou traços culturais?
...

O Zuza, meu querido professor de tecido acrobático, não tem chuveiro quente em casa. O banho vem de um cano aberto, um jato gelado que lava a alma e a pele. Após descer do tecido às 14h30 baixo o sol campineiro, aquilo era fantástico... Mas numa noite de inverno...

Pra quem vive na realidade sul-sudestina, a vida sem banho quente é quase inconcebível. No Norte e partes do Nordeste, é praxe.

---
Na Argentina, tinha a chama que nunca apaga, eterna no "calefón" que esquentava a água de banhar, de lavar louça, de escovar os dentes, e até de lavar roupa. Temperatura controlada pelo volume de gás ajustado, e acompanhada do ruído de muita combustão! Mas banho sempre quentinho, independente da temperatura do ar.
---

Em Tefé, a eletricidade é de responsabilidade da Companhia Energética do Amazonas-CEAM.
Não chegam vias de transmissão elétricas de solo aqui, o que acho coerente! Trazer fiação significa erguer postes, mantê-los em pé, logo abrir uma estrada paralela a isso, o que, por um lado diminuíria o uso do rio como via de acesso e aumentaria as chances de tirar produtos florestais da região.
Aí é a pergunta sobre produzir, extrair recurso, e "proteger a amazônia".
São 12 grupos de geradores alimentados por óleo diesel que viaja pelo Rio Solimões, de Manaus até o lago de Tefé. Na época da seca, a viagem demora mais, e o combustível que vira luz fica mais escasso.

Existe cronograma de racionamento (ainda não chegou nada), ou simplesmente apagões ao acaso, em toda a cidade ou regionalizados em alguns bairros.

A direção regional dessa companhia está agora no Rio de Janeiro. Proximidade física hoje, não mais, e reclamações ou ações conjuntas, tem que ser dialogadas com Tele-atendente.

O Instituto tem gerador(es?) que não nos permitem sofrer a falta de luz aqui! Os computadores não se apagam jamais!

...

O gás que a Petrobrás está extraindo de Urucu, será levado para Manaus pela ampliação do gasoduto que já liga a área de extração a COARI.
Produção, aumento do PIB, consumo de energia, aquecimento global.
Desenvolvimento Sustentável e Progresso. Acho que é essa a nova conjuntura da república.

Obras da Petrobrás em Coari-AM

...

Mas aqui eu sei de onde vem minha luz!
Aí nas terras do meio-sul, eu só me lembro dos noticiários sobre o baixo nível das represas. E só!
Aí tem tanta coisa sobre isso!
O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, querendo implementar 50 usinas nucleares no Brasil.
As hidrelétricas serem vendidas pela mídia como a melhor e mais ecológica maneira de se fazer energia, e o MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens com milhões de pessoas indenizadas, o povoado do Cabeço em Brejo Grande-SE debaixo d´água sem ter-se previsto e sem ninguém assumindo a bronca, a hidrelétrica do Rio Madeira que terá um sistema de turbinas diferente que demanda lago menor...
...
Querem levar o Luz para todos para as comunidades da Reserva!
Por que não dar-lhe autonomia com placas solares e baterias eficientes?
Autonomia?
..

E aí, essa energia é pra nossa casa, para as empreiteiras lavarem dinheiro, ou pra produzir porcaria para cidadão Américo-Canadense-Europeu?

Sei que sinto falta do banho quente. Tomei um ontem, na casa de Léo e Marilene, depois de 30 dias de duchas frias.
Por mais que faça calor, hábito é hábito!
Todos os dias, tenho aqueles 3 mini-segundos de falta de ar pelo frio da água na pele! Falta de costume.
Necessidade, ou luxo da sociedade moderna?

----
Ah, só pra constar: ontem comi lasanha de frango.
Era chicken-less desde Agosto de 2005.

4 comentários:

  1. Natalieee!!
    Então, querida, eu fiz esse blog para usar mais assim de agenda porque sou muito perdida e tanta coisa acontece aqui...

    Mas bem que hoje eu estava tentando postar um vídeo para os amigos brasileiros verem, quem sabe com o tempo consigo transformar o blog assim tipo o seu, contando causos. Falando nisso, simplesmente amei o post do pinto feminino: sabia que existe uma técnica corporal para mulheres aprenderem a mijar de pé? Coisa de uma tribo indígena no Brasil, coisa linda de se ver.

    A primeira semana é sempre horrível, todo aquele estranhamento do "caramba... o que eu tô fazendo aqui??". Mas tô me acostumando, e aprendendo que a coisa mais gostosa de se fazer na Europa é comer em restaurante brasileiro e ver novela.

    Tô escrevendo tipo um diário de acontecimentos, mas ainda acho meio ridículo ficar mandando isso por e-mail ou em blog... será??

    umm beijo, menina, vou ficar entrando aqui lendo suas coisas doidas de mijar em pé e comentando.

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalie
    Concordo com seu comentario quanto a univeridade publica aqui.
    Mas o problma é que muitos desistem do curso, principalmente em exatas, porque reprovam em vária matérias e nao há um apoio a estes estudantes como monitoria ou aulas extras. Foi o que aconteceu com a Eva de 9 de Julio, ela desistiu de Física porque nao tinha nenhuma base; agora fará um curso de matemática por fora para no próximo ano tentar novamente, talvez ela mude de curso mesmo gostando de Física.
    O Lautero disse que nao entendu direito porque voce deixou a casa tao rapido, mas que ja tinha ido para lá pensando em sair do centro de estudantes e morar com menos pessoas... ele disse que voce é buena onda!
    A casa está boa, rola uma trtas por fofoca entre a menina; mas eu saio qdo uma comeca a falar mal da outra... to de boa de rolo, é melhor sair, fotografar, repirar um pouquinho... acho que se elas fizesem isso seriam mais tranquilas evitariam esta situacoes denecessarias!
    A matéria do "xixi em pé" é muito boa mesmo, tem cada lugar que vamos e precisamos fazer manobras para fazer xixi!!
    Conheci o Bernar e o Bukowski, ambos sao muito legais! Depois de um mês indo em boliches, agora passo por centro culturais... melhorou a vibe!
    Como estao as coisas pela amazonia?
    beijos
    suerte!

    ResponderExcluir
  3. Hoje o Gabeira defendeu no debate d'O Globo que a prefeitura do Rio tenha uma linha de financiamento para a instalação de placas fotovoltaicas em residências de baixa renda.
    Outros trechos:
    "Precisamos de um plano diretor para resíduos sólidos, precisamos distribuir melhor. Vamos produzir energia com o lixo. Em Pernambuco, já estão fazendo isso. No futuro, vai ser aterro sanitário zero."

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou fazendo um trabalho sobre alternativa de geração de energia para o Tefé. Entretanto tem sido difícil econtrar tais informações. Dessa forma, gostaria de saber se voçê teria dados a respeito da atual condição energética desse munícipio, como a energia é gerada, a demanda, etc.
    Qualquer dado relacionado a isso é muito bem-vindo. Não sei se fui muito claro, mas desde já agradeço.

    ResponderExcluir