segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nos Lençois deste reggae

Voltei pra Campinas!

Minha cama de solteira, que desde 2007 já vivia desmontada, foi vendida por módicos R$10,00. Já faziam meses que dois colchões de solteiro unidos por um lençol Queen Size sobre uma esteira de taboa era minha cama.

---
Nos meses seguintes, tive um beliche, um colchão no chão, outro colchão no chão (este ainda pior que o anterior) mas sobre uma esteirinha de madeira, um colchão em uma cama de bambu velha. Depois veio Tefé, minha cama-estrado baixinha, com mosquiteiro por cima. Além das noites dormidas em rede em casas, barco, ou no meio da mata. Saudades.
---
Mas o fato é que estou de volta a Campinas. Logo quando procurava casa surgiu uma doação de um colchão de casal, jogada na casa de Bel, minha colega de trabalho. Fui lá buscar, podia escolher entre o de espuma macia com forro, e o outro com uma espuma um pouco mais rígida, mas sem forro.
Foram quase dois meses dormindo com ele no chão. Me acostumei, e descobri que gosto de camas baixas.
...

Na Argentina descobri como reutilizar tudo e transformar em móveis e outros utensílios. Várias das prateleiras da minha casa com a Adela eram feitas de gavetas. Sim, gavetas, algumas com divisórias instaladas no meio para aumentar a capacidade de carga.
Mas o que mais adorei foram as camas feitas de paletes. Paletes são aquelas "coisas" de madeira em que se apóiam caixas nos atacadões e mercados. É uma madeira resistente, uma peça rústica e linda.
Cada palete geralmente tem 1,15x1,20. Precisaria de quatro destes, iria amarrá-los e montar uma cama. Pesquisei onde comprar, tinha alguma informação de que conseguiria algo no CEASA.
Falei para os meus pais. Obviamente eles odiaram a idéia.

---
Começaram com um papo de cama em MDF. Até hoje não sei o que significa essa sigla, que raio de material é esse, mas pelo jeito é o novo "must" da movelaria.
Depois de semanas de conversas por telefone, me convenceram de que podiam comprar a tal madeira, meu pai cortar e montar a cama.

...
Ligo novamente para saber quando eles vêm, e pasmem: minha mãe tinha comprado uma cama num brechó. "Uma cama turca, linda!" Que raios é uma cama turca?
Se fosse pra pegar uma casa de casal, tinha procurado pelo Freecycle, sempre tem sobrando na casa de alguém (e isso não é mentira).

Mas tudo bem, dou mais um voto de confiança. Procuro a foto no Google Images, a esperança de ser ao menos algo um pouco exótico ou pitoresco. Que nada! Cama turca é uma cama comum, só que sem cabeceira. Ao menos tivesse lugar para pendurar roupa.
...

A moral da história: tenho um elefante branco no meu quarto. Uma cama meia boca, nada a ver comigo ou com o que eu queria. Talvez fique com o estrado e mande ela pras cucuias.
Cansei da invasão do privado, do não saber ouvir a vontade do outro!

Eu quero 4 paletes. E é isso que eu vou ter.

--------------
Ah sim, os lençóis!
Bem, escrevo depois...

Um comentário:

  1. Huahuahuauhuahua!
    MDF... bem, não sei o que a sigla é, mas é tipo um compensado mais bem acabado, mais bonito, mais resistente e menos propenso a cupim. Tem até o "eco MDF" que de eco mesmo só devem ter o nome.
    Cama turca foi nova pra mim... obrogada pela cultura inútil.

    Beijos!

    ResponderExcluir