terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Trigo Sarraceno

O trigo sarraceno (Fagopyrum spp) é um grão bastante utilizado na Europa e em países asiáticos. De trigo, o sarraceno só tem o nome. Ele passa longe de ser um cereal, da família das gramíneas. Trata-se de uma planta da família das Polygonaceae. A espécie mais cultivada é o F. esculentum. A outra, o F. tataricum apresenta grãos em geral não palatáveis, que acabem sendo usados para alimentação animal.

Na agricultura, o sarraceno é usado para enriquecimento de solos. Suas flores são também muito apreciadas pelas abelhas, e pode-se obter mel de sarraceno quando as colméias são instaladas próximas a suas plantações.

Semeia-se quando o solo já está quente, e como seu ciclo de vida é curto, de 90 a 120 dias, é possível esperar o início do verão. Na França, o sarraceno é um símbolo da Bretanha. Lá, costuma-se semeá-lo na semana de 10 junho, logo antes do verão no hemisfério norte.
Como a germinação é muito rápida, a competição com plantas espontâneas não causa muitos problemas. No entanto, seu cultivo não é muito compatível com em rotação com mostarda, colza e girassol.

A floração ocorre um mês após a semeadura. Das folhas de sarraceno, extrai-se a rutina, usada pela indústria farmacêutica.


Do Livro "Le Blé noir", de Beuzen de Pontavice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário