domingo, 15 de junho de 2014

O interior da Eslováquia: Nitra e a tentantiva de Carnaval em Mala Lehota

No fim de semana de carnaval, coloquei-me uma meta: visitar alguma festa popular em algum canto dos arredores de Viena. Considere arredores qualquer coisa num raio de 300km. Queria dançar e festejar como em todos os carnavais. Só que não. :)

Dica: você pode deixar sua bagagem em Bratislava (consulte aqui).

Nitra

Nitra é uma das cidades grandes eslovacas.
A grande atração é um antigo castelo, que nada lembra aqueles das histórias de princesa.






Eu vegetariana que sou tive a oportunidade de visitar o restaurante Hájovňa u Hoffera, que serve carnes de caça. Não apenas isso, há inúmeros animais empalhados lá dentro (incluindo ursos). Digamos que enquanto experiência antropológica, foi válido. E incrivelmente, os "side orders" vegetarianos eram deliciosos. Além de não custar quase nada.



O festival de Gaita de Fole de Mala Lehota
O festival em si não valeu muita coisa. Quer dizer: eu esperava pessoas fantasiadas, músicos contentes, tocando em roda, pessoas dançando, comendo, e bebendo, como em uma boa festa.
Mas não. O festival custou 2 euros por cabeça para entrar, e era em um teatro. Começava as 16h30, mas depois de 2 horas sentados sem se mexer, e ouvindo gaita de fole, não tinha mais paciência. pra nada.

Eu, otimista que sou, até fantasiar me fantasiei na esperança de rolar um batuque com dança de roda, uma dança circular e uma galera se divertindo. Mas o que havia fora do teatro com as centenas de cadeiras era um bar com apenas homens e uma outra mulher servindo. E como os homens estavam muito bêbados, nem ali dava pra pensar em ficar.


A solução foi então voltar pro teatro, ir embora antes da coisa toda acabar (já era passado das 19h30, mais de 3 horas de apresentação sem pausa.



Mas pra não dizer que foi de tudo ruim, esse grupo  da foto aqui em baixo fez um som tão bom, misturando com tendências e músicas mais contemporâneas, numa batida de jazz e rock, que no final fez valer a ida!


Assim como a moça dos dreads, de um outro grupo. (hehehehe)


A programação do festival foi essa aqui!



5 comentários:

  1. cadê o resto da história? uma lembrança que me ficou de minha passagem pelo velho mundo é a decepção frente a suas festas. nada como uma festa à brasileira! (se bem que os espanhóis também sabem se divertir).

    ResponderExcluir
  2. Hahah! Vou deixar mais texto pela metade pra receber comentário.
    Terminei lá Flavinha. Achei que tinha acabado de escrever (e estava faltando só as fotos), mas não.
    Hay que revisar!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natalie!

    Esbarrei por um acaso no seu blog depois de umas andanças por esse Google da vida; aparentemente, brasileiro só vai a Bratislava e esquece do resto da Eslováquia. Então seu post foi um achado (até porque eu já estava de olho em Nitra mesmo).

    Minha pergunta é a seguinte: vale a pena passar umm dia visitando Nitra, numa espécie de bate-volta partindo de Bratislava? O que conhecer em Nitra? Há alguma outra cidade eslovaca interessante pra se visitar, ou só um bate-volta para Bratislava é o suficiente?

    Vou tirar um dia da minha longa estadia em Budapeste pra visitar Bratislava, e pensei em conhecer pelo menos mais uma cidade da Eslováquia (não sou daquelas pessoas que só vai a uma cidade só pra dizer que conheceu tal país).
    Então, se você puder me ajudar nessa, eu agradeço bastante!


    Abraço,
    Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catarina.
      eu acho que um dia de bate-volta em Nitra é suficiente. Ou seguir caminho.

      Além de Nitra, Procuraria algum parque nacional, ou locais de montanhas, a Eslováquia tem bastante fauna e vegetação preservada em relação ao resto da Europa.

      Excluir
  4. Olá Catarina.
    eu acho que um dia de bate-volta em Nitra é suficiente. Ou seguir caminho.

    Além de Nitra, Procuraria algum parque nacional, ou locais de montanhas, a Eslováquia tem bastante fauna e vegetação preservada em relação ao resto da Europa.

    ResponderExcluir