domingo, 8 de junho de 2014

Heurigers e o vinho austríaco - Gumpoldskirchen

Nessa última semana me juntei ao grupo de trilhas do VIC depois do trabalho, para uma caminhada de fim de dia até os "Heurigers" de Gumpoldskirchen. O verão está chegando, e está claro até as 10 da noite nessa época do ano.

Na caminhada entre Guntransdorf Anninger até o vilarejo de Gumpoldskirchen, passamos por diversos vinhedos, antes de subir a montanha e passar 2 horas caminhando debaixo da copa das árvores nessas florestas européias.
Vinhedos de Gunstransdorf

Mas o que é um Heuriger?
Heuriger é o local onde os produtores de vinho comercializam sua produção. São uma espécie de restaurante, com a diferença de que a grande atração são os vinhos, e não a comida. Mas sim, há comida. Ela fica disponível em uma vitrine, onde você escolhe o que quer, entre carnes assadas, queijos, pão, saladas, e outras coisas austríacas, que são devidamente pesadas e pagas na hora. Um pouco como uma rotisseria no Brasil. Já o vinho, é servido à mesa por um garçom.

Assim, de bobeira, tomanda um vinho no jardim.
No povoado de Gumpodskirchen, a 30 km de Viena, há cerca de 80 heurigers. Cada heuriger pode comercializar apenas os vinhos que produzem, e abrir 80 dias ao ano. Em qualquer dia que você vá à cidade haverá entre 10 a 20 heurigers abertos, mas nunca todos estarão funcionando no mesmo dia. Para saber se pode entrar, veja se há folhas de pinheiro penduradas na porta, como na foto abaixo.


Em geral, eles funcionam por 3 semanas ininterruptas, e fecham, quando outros heurigers começam a abrir. Por uma taça de vinho, paga-se entre 2 e 3 euros.

A parada no dia do trekking foi no Hannes Hofer. No lado esquerdo do cardápio, está toda a oferta de vinhos do restaurante.


 Enfim, um vinho depois de uma caminhada sempre cai bem!


Como chegar:

De Viena, os trens que saem para o sul te levam diretamente para Gumpoldskirchen por 4,20 euros.

Gumpoldskirchen

Nenhum comentário:

Postar um comentário