domingo, 20 de julho de 2014

O sítio do Simon - Gorenji Leskovec, Štajerska

Tenho a sorte de ter um colega de mestrado esloveno, super bem humorado, e co-proprietário de um pequeno sítio orgânico na Eslovênia, em Gorenji Leskovec, região Štajerska.

Ninguém vive da produção, mas ela se paga por si só. Seus pais são professores na área de agronomia na universidade de Maribor. Família militante pela agricultura orgânica!

Em 2012 peguei uma neve outonal que destruiu boa parte das florestas, porque as folhas ainda não haviam caído e as árvores não suportaram o peso acumulado da neve. A neve também acabou com nossos planos de colher cogumelos.

Mas em abril desse ano retornei, e vi a primavera com todo se esplendor! É mágica essas mudanças de estação nas zonas temperadas.

A produção do sítio é voltada à fruticultura, com nozes, avelãs, e macieiras. As nozes e avelãs se estocam por um período mais longo, e as maçãs viram um delicioso suco não clarificado!


Flores e frutos de avelã.

O foco está ruim, mas dá pra ver a avelã!

 Na primavera é também o momento da jardinagem. De definir como a planta vai crescer, usar o sol e a água disponível pra se desenvolver. E então os brotos novos tem que ser cortados, pra energia se concentrar em algumas partes da planta! E viva a engenharia da vida, a agricultura!


As macieiras! Imagina quantas maçãs não crescerão aí!

Apaixonei na flor da macieira!

As nogueiras ainda estavam acordando do inverno!

Nogueiras


Pra cuidar do "mato", eles optaram pelo sistema mais eficiente: as ovelhas. Bom, tem carneiros e cordeiros também.  Os carneirinhos eram em sua maioria recém nascidos. A natureza sábia regulada pela glândula pineal, coordena os cios para que os bebês nasçam quando há calor e alimento em abundância.



E quando chega o verão, vem também a hora da tosa. O custo para tratamento da lã é altíssimo. Economicamente ele é muito pouco aproveitada, e é quase sempre jogada fora na maior parte dos países europeus. Nova Zelândia e China lideram a produção.

Já que a lã não vai virar fios para fazer casacos e gorros quentinhos, ela ganha um uso muito interessante nesse sítio: cobertura de solo contra as daninhas!



E campos floridos de primavera!
Onde há agricultura orgânica, há vida!
Sem abelhas, não há alimento!


E aprendi a fazer tiaras de flores!
:)






Nenhum comentário:

Postar um comentário